A primeira edição dos Jogos Indígenas Aldeia Água Branca inicia na quinta-feira (30), às 17h.
A atividade será realizada ao longo de três dias, e sede do evento será a aldeia Água Branca, localizada na Terra Indígena Apucaraninha, em Tamarana, região metropolitana de Londrina. O evento é uma realização do grupo Vãnh Ga – Donos do Mato, e conta com o apoio da Prefeitura de Londrina por meio da SMC (Secretaria Municipal de Cultura).
A atividade que marcará a abertura do evento é um ritual de danças típicas do povo Kaingang. Durante os Jogos, serão disputadas modalidades como arremesso de lança, corrida de tora, cabo de guerra, tiro de zarabatana e tiro de arco e flecha, entre outras. Os organizadores dos Jogos Indígenas estimam receber, aproximadamente, 300 pessoas no local.
Leia mais:
Hospital da Unimed em Londrina inicia recrutamento de enfermeiros e técnicos
Agência de turismo é acusada de estelionato e Procon é acionado em Londrina
Corrida de rua em Londrina vai alterar trânsito e transporte na Leste-Oeste no domingo
Londrina e Cambé firmam acordo e ponte no limite dos dois municípios deve sair do papel
“É muito importante revitalizar essas práticas tradicionais, especialmente nesse período tão modernizado. Elas fazem parte da nossa história, e queremos passá-las também para as gerações futuras”, destacou o secretário da Associação de Moradores da Terra Indígena Apucaraninha, Ivan Kaingang.
O evento é gratuito e aberto ao público. Haverá almoço e jantar no local, sem custos, e os interessados devem levar os próprios pratos e talheres. Também serão arrecadados levem alimentos que serão doados à comunidade Kaingang, como arroz, óleo, feijão e leite.
O secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, reforçou a importância do evento. “Os Jogos são um momento único de valorização e preservação da cultura indígena. Eles servem para unir a comunidade e fortalecer os laços de amizade e alegria em uma disputa criativa, justa e igualitária. É uma atividade mais que bem-vinda para este fim de ano”, afirmou.