O Centro de Referência ao Adolescente de Londrina (CRAAL), em parceria com o Projeto Olímpico de Atletismo, está oferecendo oficinas para 14 meninos e meninas do projeto, com idades entre 12 e 14 anos. O trabalho está dentro da programação da 1ª Semana Municipal de Prevenção e Luta contra a Aids.
Na primeira oficina, realizada na terça-feira, a médica hebiatra (especialista em adolescentes) Maria Lúcia Guerchmann e a psicóloga Marlei Gonzàlez Storti explicaram as diferenças entre os gêneros masculino e feminino e o erotismo. "A receptividade dos garotos foi excelente, eles até pediram que houvesse mais atividades como essa durante o ano. A diferença na hora de ensinar está em fazer a pessoa construir o conhecimento a partir de si mesmo", explicou Maria Lúcia.
Nesta quarta a médica hebiatra Regina Lúcia César de Oliveira e o ginecologista Claudir Ruzon vão falar sobre reprodução humana. De acordo com ele, esse tipo de atividade é muito importante tanto na prevenção contra a gravidez precoce como na de doenças sexualmente transmissíveis.
Na quinta-feira as oficinas serão apresentadas pela assistente social Lorelai Keller Araújo e pela enfermeira Aparecida Kuriki. "Vamos realizar dinânicas enfocando os comportamentos de risco e, ao final, os jovens vão ter de esboçar o seu plano de vida", disse a enfermeira.