A partir desta quarta-feira (11), os passageiros e visitantes do Aeroporto Governador José Richa, em Londrina (LDB), terão a chance de apreciar apresentações de música clássica ao vivo, das 17h às 19h, até sexta-feira (13), no saguão do terminal, com o Mobility Music.
As apresentações serão conduzidas pelos grupos Quinteto de Cordas de Londrina, Oppera Brass, Quinteto Bravi e Quinteto Violões Londrinense. Promovida pelo Instituto CCR, este é o maior projeto de música clássica já realizado no Brasil, com apresentações que iniciaram em agosto, passando por estações de metrôs, trens e aeroportos geridos pelo Grupo CCR em 17 cidades, de 10 estados brasileiros.
“Em um ano em que celebramos 10 anos do Instituto CCR, lançamos um projeto especial que reforça o nosso compromisso de promover a mobilidade social por meio da cultura. Nossas estações e aeroportos, que recebem milhões de pessoas diariamente, estão se transformando em palcos para democratizar o acesso à música clássica”, destaca a diretora-executiva do Instituto CCR, Renata Ruggiero.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
“Essas apresentações criam um ambiente acolhedor em nosso Aeroporto. Os passageiros são recepcionados com canções conhecidas pelo grande público, mas também podem descobrir e se encantar por um novo estilo. Não só os passageiros estão convidados a apreciar, mas a comunidade local também é bem-vinda”, diz Juliano Duarte, gerente do Aeroporto de Londrina.
Mobility Music
Com duração de cinco meses, o projeto tem como foco levar ao público, de forma gratuita e acessível, apresentações de artistas locais. A turnê de apresentações começou em Salvador, área de atuação da CCR Metrô Bahia, em agosto, e seguiu para as demais operações da CCR Aeroportos e CCR Mobilidade nos estados de Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Maranhão, Piauí, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Tocantins até dezembro.
O projeto é produzido pela LMX Produções, com direção artística do maestro Rodrigo Vitta e direção geral de Lion Andreassa. Todas as atividades serão adaptadas para atender às necessidades de pessoas com deficiências motoras, auditivas e visuais.
“O CCR Mobility Music é o maior programa de música de câmara no Brasil que veio para disseminar a música clássica de qualidade sem quaisquer fronteiras ou diferenças. Nossa ideia é mostrar que, assim como aconteceu no passado, na época dos grandes compositores, todas as pessoas podem ter acesso a esse estilo musical tocado por grandes grupos e, claro, poder se divertir bastante. Afinal, música é linguagem universal”, ressalta o Maestro Rodrigo Vitta.
Ações culturais
A realização do CCR Mobility Music faz parte do investimento de R$ 60 milhões do Instituto CCR em projetos de impacto social em 2024, ano em que a instituição comemora 10 anos. O projeto reforça o apoio da entidade a iniciativas itinerantes em várias regiões do Brasil.
Até 2035, o Grupo CCR planeja investir R$ 750 milhões em impacto social. Os projetos apoiados pelo Instituto CCR têm ampliado o acesso de milhões de pessoas a equipamentos culturais nas cidades brasileiras, contribuindo para a valorização e preservação da cultura nacional.
Leia também: