Londrina

ADA é alvo de furtos após anúncio de fim das atividades

05 set 2018 às 09:36

Depois do anúncio do fim das atividades da ADA (Associação dos Defensores dos Animais) de Londrina, no dia 27 de agosto, a organização se tornou alvo constante de supostos furtos das notas fiscais recolhidas em urnas colocadas em estabelecimentos comerciais. A organização tem como uma das fontes de recursos os repasses do programa Nota Paraná. As notas são doadas por consumidores que não pedem o registro do CPF no documento fiscal. Entretanto, algumas urnas estariam sendo recolhidas por supostos voluntários que não pertencem à instituição.


Segundo a advogada da entidade, Bruna Reche, a associação possui voluntários autorizados e que vão até às urnas para fazer a retirada dessas notas. "Chegando em alguns estabelecimentos, o dono dizia que uma pessoa de uma outra ONG esteve no local, que afirmava que a ADA iria fechar e que não tinha mais motivo para manter as notinhas e as doações. Esses supostos representantes iam até as lojas para informar que não iria mais haver nenhum tipo de recolhimento e que estariam fazendo a redistribuição dessas notas", afirma.


A advogada ainda lamenta a criação de eventos falsos que supostamente teriam sido criados pela ADA, mas que sequer chegaram ao conhecimento da mesma. "Geralmente, nós mesmos fazemos a divulgação, seja na TV ou na página do Facebook, até porque temos um alcance bom de pessoas. Chegaram algumas informações de eventos que a gente não teve ciência, que foi realizado e nós não recebemos absolutamente nada por isso", diz. Bruna tentou entrar em contato com o local onde teria sido promovido o suposto evento, mas não conseguiu retorno.


A Ada procura os responsáveis pelos furtos nos estabelecimento para tomar as medidas cabíveis. A entidade também se pocisionou em relação à criação dos eventos. "Nossa atitude, a partir disso, foi criar um e-mail para eventos e passar o telefone da pessoa responsável por ele. A gente entende que é uma coisa bacana, sabemos que há pessoas que querem ajudar, mas que não sabem como funciona a burocracia."


Os interessados nos próximos eventos promovidos pela entidade podem entrar em contato com a organização pelo correio eletrônico adalondrina@gmail.com ou pelo telefone (43) 9 8405-8460 (voluntária Sandra).

*Sob orientação de Luís Fernando Wiltemburg


Continue lendo