Nesta semana, a Acesf (Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) deu início a uma nova forma de atender a população que telefona para a autarquia. Agora, os munícipes têm à disposição um serviço de atendimento eletrônico por telefone. Dessa forma, o cidadão que ligar para o número geral da Acesf, o (43) 3372-7850, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, terá quatro opções para escolher.
Isso possibilita que os interessados optem pelo canal telefônico que mais se enquadra a sua necessidade. Já nos sábados, domingos, feriados e após às 18 horas, as chamadas serão direcionadas ao Plantão Funerário, visto que os demais serviços não funcionam após o horário comercial.
Segundo o superintendente da Acesf, Leonilso Jaqueta, a nova forma de direcionar as ligações garantirá que o funcionário atenda os chamados de seu setor, sem gastar tempo para transferir ligações que ele não conseguiria resolver. "Recebemos em torno de 5.500 ligações por mês, o que dá uma média de 190 chamados por dia. Com isso, muitas ligações eram perdidas e acontecia de o mesmo munícipe telefonar várias vezes pelo mesmo motivo. Com a automatização, o munícipe vai escolher a opção que melhor se encaixa no que ele procura e será atendido diretamente pelo funcionário do setor escolhido", explicou.
Por meio da central eletrônica, teclando o número um (1), o indivíduo será encaminhado para o setor de serviços funerários, que lida com informações sobre óbitos, plantão funerário, capelas para velórios e outras questões relativas a essa área. Por meio da segunda opção (número 2), o cidadão será atendido pelos funcionários que cuidam das questões de cemitérios municipais, e poderá tirar dúvidas sobre jazigos e obras ou reformas nos túmulos.
Já a terceira opção, número 3, a pessoa poderá resolver questões relativas à parte financeira, como sobre o pagamento da Taxa de Manutenção dos Cemitérios e dos serviços contratados com a autarquia. Além dessas, os interessados poderão escolher a opção quatro (4), que direcionará o atendimento telefônico para os atendimentos sobre os processos licitatórios e contratos com fornecedores de produtos e serviços.
Se nenhuma das quatro opções informadas acima for a mais adequada para a solicitação do cidadão, ele poderá ainda falar direto com um dos atendentes, bastando, para isso, aguardar na linha. De acordo com a administradora da Acesf, Fabiana Amorim, com a nova forma de atendimento aos usuários dos serviços da autarquia haverá maior agilidade na resolução das dúvidas e dos atendimentos, visto que o cidadão não será transferido de ramal a ramal.
A nova forma de atendimento telefônico não teve custo para o Município, porque foi realizada pela Tecnocenter Telecomunicações e Informática, empresa que é a contratada pela Prefeitura de Londrina para a prestação do serviço da Central Telefônica e sua devida manutenção. Atualmente, cerca de 115 funcionários estão envolvidos indiretamente na prestação de serviços feitos pela Acesf e aproximadamente 15 deles atendem diretamente aos chamados telefônicos.