No último dia do mês (30) já é possível fazer uma média sobre a chuva em Londrina. O valor previsto de 109,7 mm (milímetros) para abril fechou com um total de 32 mm, índice considerado muito abaixo da média histórica.
Segundo a meteorologista do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), Angela Beatriz Costa, a falta de precipitação afeta a qualidade do ar dos londrinenses, com prejuízo na saúde e na agricultura. "Tem um limite recomendado da umidade relativa, que é de 60%. Quando não chove, o tempo fica seco e esse valor fica abaixo, prejudicando a agricultura e causando problemas respiratórios na população", explica.
Ainda conforme a meteorologista, a previsão para esta terça-feira é de tempo estável e temperaturas amenas comparadas com a semana passada. A mínima foi de 16°C e a máxima não passa dos 25°C.
No Dia do Trabalhador (1°), não há possibilidade de chuva. O sol predomina com temperaturas agradáveis. A mínima será de 18°C e a máxima não ultrapassa os 24°C. "Como estamos nos aproximando do inverno, as características do outono vão mudando com a gradativa diminuição nos termômetros. Isso explica a queda nas temperaturas", finaliza a meteorologista.
(*Sob supervisão do repórter Rafael Machado)