As inscrições para a edição de 2025 do programa Ganhando o Mundo se encerram no dia 19 de abril. Até o momento, estão inscritos 5.773 estudantes, provenientes de 1.154 escolas da rede estadual de ensino, para competir por uma das 1.200 vagas disponíveis.
As incrições devem ser realizadas pela Área do Aluno. A Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação do Paraná) estima que mais 5 mil alunos participem do processo, sendo esta edição a maior desde o lançamento do programa.
Com os destinos sendo Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e, pela primeira vez, a Irlanda, o município de Curitiba lidera o ranking de maior participação, com 727 inscrições até o momento.
Leia mais:
Espetáculo 'Arte Total' será promovido nesta sexta em Londrina
Cumprimento entre Lula e Milei viraliza nas redes sociais
Família de Londrina realiza sonho de pioneira em doar casa para a caridade após falecimento
Projeto cultural que promove encontros comunitários chega em Florestópolis nesta quarta
As cidades da Região Metropolitana Sul (Agudos do Sul, Araucária, Balsa Nova, Campo do Tenente, Campo Largo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Piên, Quitandinha, Rio Negro, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul) reúnem 490 alunos inscritos. No Interior, já são 384 inscritos em Cascavel, 307 em Maringá e 296 em Londrina.
"A ampla participação dos alunos no processo seletivo demonstra o alcance e a importância do Ganhando o Mundo. É a prova de que os alunos do Paraná estão cada vez mais dispostos e interessados em abraçar esta oportunidade que, certamente, fará toda a diferença em suas trajetórias pessoais e profissionais", afirma o secretário da Educação, Roni Miranda.
Ganhando o Mundo
O programa foi criado pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Seed-PR para viabilizar intercâmbios internacionais de estudantes matriculados em escolas públicas estaduais do Paraná. Os alunos são enviados para países que oferecem o curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.
Com quatro edições já realizadas, o programa permitiu que 1.240 estudantes da rede de ensino atravessassem o mundo, onde vivenciaram experiências de imersão nas culturas dos países anfitriões, além de aprenderem novos idiomas.
Entre fevereiro e julho de 2022, na primeira edição, 100 alunos foram enviados ao Canadá. Na segunda, entre julho e outubro do mesmo ano, outros 100 viajaram para a Nova Zelândia. Na terceira edição, cujas inscrições foram realizadas em 2023, a França passou a integrar a lista de destinos na versão do Ganhando o Mundo França. Na ocasião, 40 estudantes viajaram ao país europeu.
No início de 2024, 950 alunos embarcaram para Austrália, Canadá, Inglaterra, Nova Zelândia e Estados Unidos na quarta edição – os outros 50 embarcam no segundo semestre.
O Ganhando o Mundo permite que o intercambista passe um período letivo (aproximadamente seis meses) em outro país, tendo a oportunidade de aprimorar o reportório cultural e acadêmico; vivenciar a realidade de outros países; desenvolver a autonomia e aperfeiçoar o idioma estrangeiro.
Os custos de alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar, reuniões de orientação, assim como o curso preparatório de língua estrangeira, são custeados pela Secretaria. Os alunos também recebem um auxílio de R$ 800 mensais.