Na última segunda-feira (6), o bairro Jacutinga, em Ribeirão do Pinhal (Norte Pioneiro), foi palco da celebração da Folia de Reis, uma tradição que atravessa gerações há mais de oito décadas.
Neste ano, a festividade foi organizada pela família Vieira da Costa e representou um momento de união para a comunidade local e visitantes de outras cidades e estados, que se juntaram para celebrar os Três Reis Santos.
O evento chegou a reunir até 100 pessoas ao longo do percurso, que incluiu visitas a casas nas zonas urbana e rural, das 12h às 19h.
Leia mais:
Brasileiro tende à democracia, mas parte relativiza regime em alguns cenários
Veja quem são as 10 autoridades que mais voaram com aviões da FAB em 2024
Milei enxuga política de memória na Argentina
Ano Novo com a saúde em dia: dê um check-up na avaliação de rotina
“Ofertamos espaço para que os jovens despertem o desejo de continuar nessa fé e tradição”, explica Letícia Gabrieli Cerino Zanni, uma das organizadoras e bisneta do patriarca Pedro Vieira da Costa.
Durante o trajeto, os foliões foram recebidos com alegria e devoção pelos moradores. Além da música e do canto, um momento especial que marcou a Folia foi a homenagem ao embaixador José de Souza, que faleceu em 2024.
“Sabemos que ele está na glória de Deus”, afirmou o folião e próximo festeiro José Otávio, destacando a importância de preservar a memória daqueles que dedicaram a vida à tradição.
Após a morte do embaixador, o responsável agora é Leodenis de Souza, filho do falecido.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: