O Museu da Sociedade Rural do Paraná foi aberto – oficialmente – à comunidade nesta quinta (7), no Parque de Exposições Ney Braga. A cerimônia reuniu diretores e sócios da entidade, colaboradores e convidados em frente à pista Central.
Entre as presenças ilustres estava Alci Mortari, 91 anos, um dos fundadores da Sociedade Rural do Paraná. Em visita ao Museu, ele reconheceu seu nome e fotografias de antigos associados que provocaram forte emoção. "É uma alegria estar aqui e dividir o resultado de tanto trabalho. Dá muita saudade".
O Museu possui um circuito permanente formado por objetos, imagens e textos que contam a história da entidade em cinco temáticas diferentes (registro institucional da Sociedade Rural do Paraná; Agricultura; Pecuária; Modernidade, com foco na genética animal e vegetal; e Exposições). Dentro do prédio encontra-se uma sala destinada especificamente à ExpoLondrina.
O Museu, que tem área total de 194,92 metros quadrados de construção, estará aberto à visitação de 7 a 17 de abril (período da ExpoLondrina 2011), das 14 às 22 horas. Durante o ano, ele pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A entrada é franca.