Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Contaminação extensa

Estudo mostra presença de cafeína e cocaína no mar de Ubatuba

Folhapress
12 dez 2024 às 12:00

Compartilhar notícia

- Reprodução/Canva
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma pesquisa baseada em coleta e análise de amostras identificou a presença de fármacos, cafeína, analgésicos, anti-inflamatórios e componentes da cocaína nas regiões costeiras de Ubatuba, inclusive em áreas ecológicas como a enseada do Flamengo e a baía da cidade.


A pesquisa faz parte da tese de doutorado "Produtos farmacêuticos e de higiene pessoal na zona costeira em Ubatuba (Brasil): um hotspot ecológico e turístico que enfrenta alta contaminação", realizada no Instituto de Oceanografia da USP (Universidade de São Paulo) por Luciana Rocha Frazão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Segundo a Agência Universitária de Notícias, a pesquisa identificou 15 dos 22 componentes-alvos. Eles foram encontrados desde a região litorânea até áreas mais afastadas da costa. Isso, segundo a pesquisadora, indica uma contaminação extensa e com baixo nível de diluição.

Leia mais:

Imagem de destaque
Negociar dívidas

Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado

Imagem de destaque
Censo de Domicílios

Lares no Brasil têm mais cômodos e menos moradores por dormitório

Imagem de destaque
Alteração no Estatuto

Projeto aprovado na Câmara autoriza investigados por crimes a comprar armas de fogo

Imagem de destaque
Censo Demográfico

Nove em cada dez brasileiros têm acesso à internet em casa


Publicidade

Imagem
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
O Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, vai conectar o Norte do Paraná ao Nordeste do Brasil.


"As características físico-químicas deles não permitem uma diluição por completo e os tratamentos de esgoto não eliminam esses compostos, até porque são muitos e não se sabe os efeitos deles", afirmou Luciana à agência.

Entre as possíveis consequências da contaminação estão o impacto na cultura e na economia da pesca na região e na saúde da população. O acúmulo de poluentes nas águas marinhas pode provocar os mesmos efeitos da emissão de gás carbônico na atmosfera.

"Esse acúmulo pode resultar em mudanças significativas que passam despercebidas até que um ponto de inflexão seja atingido, o que pode levar a consequências graves e irreversíveis para os ecossistemas marinhos", disse.

De acordo com a pesquisa, a expansão da contaminação é um dos fatores que a ONU (Organização das Nações Unidas) chama de tripla crise planetária: uma interação entre as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a contaminação química.


Imagem
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
O Paraná avança na conectividade internacional nesta terça-feira (3) com o início dos voos diretos entre Curitiba e Assun&
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo