Tradicional colégio da Vila Brasil (região central), o Professor Newton Guimarães entra na lista das unidades escolares que passarão para o modelo cívico-militar em 2024. O resultado da consulta pública foi bem apertado com 342 votos sim e 337 votos não.
Já em outros três colégios de Londrina a campanha do governo Ratinho Junior (PSD) para migração para o novo modelo teve maior adesão. A partir do ano que vem, os colégios Barão do Rio Branco (Jd. Petrópolis), Colégio João Rodrigues (Jd Antares) e Lauro Gomes, no Conjunto Maria Cecília (zona norte).
Com esses quatro aprovações, o Núcleo Regional de Londrina terá 21 novos colégios no modelo cívico-militar. Para que a implementação fosse efetivada, era preciso que mais de 50% das pessoas aptas a votar participem da consulta e que a maioria simples dos votantes (50% e mais um voto) fosse favorável ao programa.
Segundo o Governo do Estad, modelo educacional, que combina elementos da gestão civil com a presença de profissionais militares da reserva (inativos) na administração e na rotina escolar, a escola cívico-militar integra práticas e valores com os princípios educacionais, visando promover um ambiente escolar mais cívico e voltado para o desenvolvimento integral dos alunos. As escolas cívico-militares foram instituídas no Paraná em 2020.
Confira o resultado da consulta pública realizada na quinta e sexta-feira em cada colégio:
1- Newton Guimarães:
Sim- 342
Não- 337
Branco- 1
Nulo- 3
2- Barão do Rio Branco:
Sim- 399
Não- 184
Branco- 4
Nulo- 0
3- João Rodrigues:
Sim- 230
Não- 73
Branco- 0
Nulo- 7
4- Lauro Gomes:
Sim- 403
Não- 37
Branco- 1
Nulo- 0