A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR) decidiu, nesta quarta-feira (19), que os adversários de Ratinho Jr. (PSC), da coligação "Curitiba Criativa", não serão mais proibidos de reproduzir propagandas que façam alusão à inexperiência do candidato para ocupar o cargo de Prefeito de Curitiba.
No programa de rádio do atual prefeito, Luciano Ducci (PSB), que chegou a ser retirado do ar, um narrador apresentava a história fictícia de um piloto de avião identificado como "Comandante Júnior". No áudio, ele assustava os passageiros ao se mostrar inseguro sobre como pilotar a aeronave e ao dizer que era seu primeiro voo para Curitiba.
"Eu to um pouco nervoso (arranha garganta), mas já vamos decolar em... não sei, partiremos com destino a Curitiba. Tenham um pouco de paciência se houver turbulência. Este é o meu primeiro voo como piloto e eu gostaria de dizer que vai dar tudo certo. Vai dar tudo certo, tenho certeza, fé em Deus. Vamos lá, cadê o botão? Cadê o botão?"; dizia o áudio.
Depois, o locutor alertava os eleitores da capital para "os perigos da inexperiência".
Para a relatora do caso, Andrea Sabbaga de Melo, embora bastante tênue a divisória entre a propaganda criativa e aquela que desborda para ridicularização, o material não discute a idoneidade, conduta ou reputação de Ratinho Jr. Segundo ela, por isso, não há conteúdo degradante.