Eleições 2012

Mesário mais antigo do Brasil é homenageado no Paraná

07 out 2012 às 19:10

O mesário mais antigo do Brasil, José Carlos Mello Rocha, de 81 anos, foi homenageado na manhã deste domingo (7), nas primeiras horas de votação das eleições 2012, em Curitiba. Em sua seção eleitoral, localizada no Colégio Rio Branco, na capital, o mesário recebeu um troféu do instituto RankBrasil, pelos 62 anos dedicados à função voluntária.

Além do troféu, uma faixa foi estendida na parede da sala de aula onde o mesário trabalhou durante o dia de eleições. Esta é a segunda vez que Rocha é homenageado. A primeira vez, nas eleições presidenciais de 2010, ele também recebeu um troféu por ser o mesário mais antigo do país.


Lisonjeado com a "honraria", como qualificou a homenagem, o mesário diz que considera a premiação muito importante a função de mesário. "Nesse tempo todo de mesário demos muitas honrarias [ao cargo]", diz.


Histórico – natural de Jaguariaíva, nos Campos Gerais, o mesário conta que começou na função quando ainda tinha 12 anos e ajudava ao pai nas funções eleitorais. "Meu pai trabalhava no cartório eleitoral que ficava na minha casa e eu ajudava. Na sequência comecei a trabalhar como mesário".


A primeira eleição da qual ele participou foi em 1950, quando Getúlio Vargas retornou ao cargo de presidente e Bento Munhoz da Rocha foi eleito governador do Paraná. Em 1961, mudou-se para Curitiba, onde permanece com o trabalho de mesário a cada dois anos. Rocha comenta que ficou no "anonimato" até as eleições de 1996, para só depois ser descoberto tanto pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) quanto pela imprensa como o mesário há mais tempo na função no país.


Aposentadoria – Para as eleições de 2012, Rocha havia anunciado que seria a última corrida eleitoral da qual participaria. Porém, ele decidiu adiar a aposentadoria da função voluntária para 2014. "A minha ideia era essa [encerrar em 2012]. Mas amigos e pessoas ligadas ao tribunal me convenceram a deixar para 2014".

O mesário diz que nas próximas eleições vai decidir ou não pela aposentadoria. A decisão, contudo, vai depender da saúde. "Estou com 81 anos, com saúde boa, mas vai depender de como vou estar daqui a dois anos".


Continue lendo