Eleições 2012

Mais de 6 mil policiais vão trabalhar nas eleições no PR

03 out 2012 às 11:17

O esquema de segurança para o primeiro turno das eleições municipais no Paraná, no próximo domingo (7), contará com 6,8 mil policiais militares, dos quais 420 atuarão em Londrina e 937 em Curitiba. As informações foram divulgadas na manhã desta quarta-feira (3).

Segundo o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Roberson Luiz Bondaruk, o efetivo no Estado será 20% superior ao do último pleito, de 2010. "Já estamos em operação ao longo de toda a semana. Os trabalhos se intensificam a partir de sábado, às 8h da manhã, e nós teremos o clímax da operação a partir das 8h do domingo até as 17h, quando se encerra a votação", afirmou.


Ele explica, porém, que o trabalho da PM permanece após esse período, no acompanhamento dos juízes, no deslocamento das urnas e na contabilização dos resultados, que será feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).


Delitos – Nos grandes colégios eleitorais, a exemplo de Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu, os detidos em flagrante serão encaminhados para Fóruns, unidades da PM ou da Polícia Civil. Já nas cidades menores eles serão levados para as delegacias.


"Qualquer ato que esteja tipificado como desrespeito à norma eleitoral, como compra de votos, propaganda eleitoral e boca de urna, acarreta em reclusão de até quatro anos e pagamento de cinco a 15 dias/multa", disse Bondaruk.

Lei seca - A venda de bebidas alcoólicas em todo o estado será proibida no dia 7, das 6 às 18h. O comerciante que desrespeitar a medida poderá ter seu alvará cassado e também estará sujeito a pagar uma multa. "A obigação de todo o cidadão é manter-se sóbrio para exercer um dos atos mais importantes que um brasileito pode praticar: o voto", argumentou o coronel. (Atualizada às 11h35)


Continue lendo