O prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), indicou ainda na tarde de domingo (28) o professor de Economia Fábio Scatolin como coordenador da equipe de transição. Ele também anunciou, em entrevista coletiva, que já conversou com o atual prefeito, Luciano Ducci (PSB), para que o processo ocorra da melhor forma possível. "Passada a campanha, agora é hora do diálogo, do pensamento no bem da cidade", afirmou.
Essa será a primeira vez, desde 1989, que a capital paranaense terá de fato uma equipe de transição. Em anos anteriores, os prefeitos eleitos já faziam parte da administração municipal, casos de Rafael Greca (PFL), Cássio Taniguchi (PFL), Beto Richa (PSDB) e Luciano Ducci (PSB).
Eleito com 60,65% dos votos válidos (597.200), contra 39,35% (387.483) de seu adversário, Ratinho Junior (PSC), Gustavo Fruet administrará a cidade a partir do dia 1º de janeiro de 2013. Seu mandato seguirá até 31 de dezembro de 2016.
Leia mais:
Bairro de Curitiba amanhece abarrotado de santinhos
TRE muda decisão e valida candidatura de prefeito eleito
Eleições municipais custaram R$ 2,81 por eleitor
Eleições: prazo para prestação de contas termina nesta 3ª
Ineditismo – A advogada Mirian Gonçalves (PT), de 51 anos, é a primeira mulher a assumir a vice-prefeitura de Curitiba. O cargo é também o primeiro de destaque do partido na administração da cidade.
Especialista em Direitos Humanos em Huelva, na Espanha, e mestre em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mirian é uma das fundadoras do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). "Eu fico muito emocionada. Agradeço a todos os eleitores e ao pessoal que nos apoiou, que nunca desistiu", afirmou.