Eleições 2012

Eleitores desconhecem principais funções dos vereadores

14 set 2012 às 10:52


As eleições estão próximas e os eleitores se preparam para escolher aqueles que vão representá-los no poder Executivo e Legislativo nos próximos quatro anos. Muitos sabem o que faz o prefeito, no entanto apenas uma parte do eleitorado conhece as principais atribuições dos vereadores, o regimento interno da Câmara Municipal e até mesmo sabe quem é o presidente da Casa do Legislativo.


Em uma breve enquete realizada com pessoas de diversas idades, profissões e escolaridades, constatou-se que boa parte não sabe quais as principais atribuições dos parlamentares do município. Foram entrevistadas 10 pessoas, questionadas sobre o nome do presidente da Câmara, o que são Comissões Permanentes e quais os deveres dos vereadores.


Dos entrevistados, apenas 30% sabe o nome do presidente da Câmara, 10% têm ciência do que são as Comissões Permanentes e 40% conhece as principais atribuições dos edis.


O presidente da Câmara Municipal de Londrina, o vereador Gerson Araújo explica que principal função dos parlamentares do município é de fiscalizar os atos do poder executivo municipal. Ele ressalta que os projetos do prefeito são analisados, antes de serem aprovados. De acordo com o vereador, cabe ainda a eles, oferecer sugestões e requerimentos. "Nós vemos quais são as deficiências das regiões da cidade e fazemos pedidos para que a prefeitura tome providências", salientou.


Gerson Araújo ressaltou que os vereadores podem apresentar projetos, porém que não envolvam aumento ou diminuição de despesas. Ele lembra também que aos legisladores, cabe julgar o prefeito e os demais vereadores.


A Mesa Executiva da Câmara de Londrina é composta por presidente, vice-presidente e três secretários, que tem mandatos de dois anos. Conforme o presidente da Câmara, cada um deles delega funções especificas, mas um pode substituir o outro, em eventuais necessidades. Todos os integrantes da Mesa Executiva são eleitos pelos próprios vereadores.


Em Londrina existem 13 Comissões permanentes, compostas por três parlamentares, exercendo a função de presidente relator e membro. Compete a elas opinar sobre os projetos da casa. Cada uma possui um tema especifico como, justiça, finanças e educação. "Alguns projetos dependem de pareceres dessas comissões antes de vir para a pauta do plenário", explica.

Parte da população, como revela a enquete não está bem inteirada sobre o funcionamento do Poder Legislativo Municipal. "Algumas pessoas pensam que o vereador tem como ajudar financeiramente, mas essa desinformação vem diminuindo gradativamente", apontou. O presidente da Câmara pondera que a população, precisa se interessar mais sobre os vereadores e os trabalhos desenvolvidos na Casa do Legislativo.


Continue lendo