O candidato à prefeitura de Londrina, Marcelo Belinati (PP), foi multado nesta terça-feira (14) em R$ 53.205,00 pela divulgação de suposta pesquisa eleitoral que, de acordo com sentença judicial, não havia sido registrada. A representação foi feita pelo PMDB.
O PMDB questiona uma mensagem publicada no perfil de Marcelo no Facebook, alertando para perfis falsos do candidato em redes sociais. No texto, a coligação menciona que o candidato do PP "lidera todas as pesquisas de intenção de voto", sendo "alvo de ataques no período eleitoral".
A defesa do PP afirma que não houve divulgação de números ou percentuais, apenas um comentário do que é noticiado na imprensa. Por outro lado, o juiz da 41ª Zona Eleitoral, Álvaro Rodrigues Junior, entendeu que 'a não divulgação de números ou percentuais não descaracteriza a irregularidade da pesquisa eleitoral não registrada".
A coligação afirma ainda que as informações estariam baseadas em enquetes. Segundo o juiz, ''a divulgação de enquete sem o devido esclarecimento de que não se trata de pesquisa eleitoral enseja, da mesma forma, a aplicação de multa''.
A defesa de Marcelo Belinati vai recorrer da decisão no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).