A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) publicou uma nota repudiando a proibição na divulgação do resultado de pesquisas eleitorais, como ocorreu em Londrina e Curitiba.
Em Londrina, o primeiro levantamento feito pelo IBOPE sob encomenda da RPC, foi impugnada por questionamentos na metodologia. Está prevista a divulgação de uma nova pesquisa nesta sexta (14).
Já em Curitiba a impugnação foi para o Datafolha, com a Justiça alegando falta de informações na base de dados.
Confira a nota da Abraji na íntegra:
"A Abraji repudia as repetidas decisões de juízes eleitorais proibindo a divulgação de resultados de pesquisas de intenção de voto. Em algumas cidades brasileiras como Fortaleza, Curitiba, Londrina, João Pessoa e Campo Grande, os eleitores estão privados de ter acesso aos resultados das pesquisas por decisão da Justiça Eleitoral.
Proibir a publicação das pesquisas é uma forma de censura prévia e cerceia o direito do eleitor à informação. A Abraji espera que o Tribunal Superior Eleitoral derrube essas liminares (decisões provisórias) e faça cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal que garantiu a publicação irrestrita das pesquisas eleitorais."