O eleitor londrinense que acompanhou o último debate entre os prefeituráveis pôde conhecer um pouco mais as propostas de governo de cada um. Antes do confronto direto, a Rede Coroados impediu ataques entre os candidatos. Por 90 minutos, Antonio Belinati (PP) e Luiz Carlos Hauly (PSDB) expuseram suas propostas e falaram sobre o futuro de Londrina.
SAÚDE
Belinati: prometeu contratar médicos, enfermeiros e técnicos para a área da saúde. Belinati também falou em construir hospital na zona oeste, centro de atendimento ao idoso e implantar postos de saúde de 24h. O candidato do PP também falou em negociar com Estado a implantação de UTI´s nos Hospital das Zonas Norte e Sul de Londrina.
Hauly: o candidato do PSDB quer promover mutirão na área da saúde para agilizar atendimentos e diminuir filas em consultas e exames, processo denominado por Hauly como 'repactuar' a saúde. Ele também falou em construção de hospital na zona oeste e implantar centros de especialidades em cada região da cidade.
HABITAÇÃO
Belinati: o candidato do PP falou em construir novos conjuntos habitacionais e redefinir mensalidades com taxas mais acessíveis. Belinati falou também em melhorar os salários dos servidores da Cohab.
Hauly: prometeu ampliar a Cohab, conceder melhorias salariais aos servidores do órgão, criar programa habitacional com "dez mil lotes urbanizados em quatro anos", revitalização de bairros antigos, promover a desfavelização e liberar cinco mil escrituras para moradores de antigos assentamentos.
EDUCAÇÃO
Belinati: centrou seu discurso na vertente do ensino integral. Ele prometeu implantar o sistema em Londrina com ajuda da União. Belinati também falou em melhorar os salários dos professores.
Hauly: prometeu resolver o déficit de vagas em creches por meio de parcerias com entidades e empresas. Hauly também falou na valorização do magistério (melhores salários e capacitação profissional).
TRÂNSITO
Belinati: o ex-prefeito de Londrina falou em construir, no mínimo, três viadutos na cidade sem precisar quais vias. Citou apenas suas regiões: próximo ao Moinhos Dona Benta, no Conjunto Jamile Dequech e outro em cruzamento da Duque de Caxias. Belinati também falou em implantar ciclovias em Londrina, sincronia dos semáforos com a "onda verde nos sinais" e criação "de novas avenidas" ligando diferentes regiões da cidade.
Hauly: o deputado federal prometeu recuperar ruas esburacadas e "asfaltar 60 quilômetros de vias", limpar bueiros e promover a adequação das estradas rurais. Hauly também falou em asfaltar algumas dessas vias de terra batida e construir rotatórias em locais de grande movimento viário.
CULTURA
Belinati: falou em investir em projetos culturais e esportivos, relembrando feitos do passado.
Hauly: o candidato do PSDB prometeu construir "teatros em cada região da cidade", construir um centro de eventos e incentivar a construção do Teatro Municipal. Além disso, Hauly falou também em promover festivais culturais e esportivos. O candidato quer construir um "centro cultural para idosos" em Londrina, mas não disse em que área ou região da cidade.
MEIO AMBIENTE
Belinati: o candidato do PP falou em explorar a venda do crédito de carbono, segundo regulamentação do Protocolo de Kioto, utilizando Mata do Godoy, Parque Arthur Thomas e fundos de vale. Belinati também falou em preservação e recuperação dessas áreas. O ex-prefeito prometeu instalar um novo aterro sanitário "longe de áreas habitadas e de mananciais" e incentivar a coleta de lixo reciclável.
Hauly: o candidato do PSDB idealiza um integrado entre as prefeituras da região explorando aterro sanitário, recuperação de rios e solo. Hauly falou também em recuperar fundos de vale e respeitar áreas em anexos de lotes residenciais e comerciais. No discurso, o deputado federal também prometeu levar água e esgoto "para 100% das casas" de Londrina.
INDUSTRIALIZAÇÃO
Belinati: falou em "fortalecer economia da cidade" com atração de industrias. Ele não descarta a possibilidade de doar áreas para que novas companhias se instalem em Londrina. Belinati explorou as características da cidade (infra-estrutura e mão-de-obra qualificada) como outros atrativos aos empresários. Ele falou em criar um novo parque industrial e levar companhias aos distritos rurais.
Hauly: também falou em incentivo aos industriais com doação de terrenos. Além disso, o candidato do PSDB falou em fortalecer rede industrial com apoio técnico e de recursos federais, criação de novo parque industrial e sistema viário para tanto, denominado como "anel de integração" entre zona leste e sul de Londrina.
CRÍTICAS À TV
Belinati e Hauly não pouparam críticas ao modo de exibição do programa. O candidato do PSDB foi o primeiro a falar sobre a metodologia do debate (sem exibição de materiais impressos e ataques pessoais). "Estamos aqui também fala mostrar o passado", disse ele. Já Belinati cobrou correção na contagem dos segundos: "Houve erro, olhe ali, houve erro", salientava.