A Volkswagem/Audi anunciou nesta quinta-feira aos funcionários a intenção de dar férias coletivas de 10 dias, entre os dias 28 de outubro e seis de novembro. O comunicado aos trabalhadores foi feito nesta quinta-feira à tarde com a justificativa de que a empresa precisa suspender a produção para adaptar a planta da fábrica, em São José dos Pinhais, para a implantação do projeto Tupy.
De acordo com o sindicalista Jamil D'Avilla, coordenador da Comissão de Fábrica da Volks/Audi, os trabalhadores ficaram sabendo dessa programação, via comunicação eletrônica, ''ainda não é oficial'', salientou. A paralisação representa uma preparação da linha de montagem para a produção de um novo carro -Tupy- a partir do segundo semestre de 2003.
Atualmente os carros Audi e Golf, fabricados em São José dos Pinhais, ocupam linhas de solda distintas. Com as mudanças que serão feitas, os dois carros passam a ser produzidos na mesma linha de solda, liberando uma linha para o novo carro.
Se a paralisação se concretizar, a Volkswagem deixa de produzir 3.600 carros, entre os carros Golf, Audi e Saveiro. A empresa tem cerca de 5.000 carros em estoque, o que deverá ser suficiente para manter as vendas durante o período de paralisação, disse D'Avila. As vendas do Golf reagiram no mercado interno com a redução do Imposto de Produtos Industrializados.