Economia

Vírus causa problemas na internet

19 abr 2002 às 21:33

Uma nova versão do vírus chamado W32.Klez - o Klez.H - está causando dor-de-cabeça para usuários da rede mundial de computadores. Descoberto há apenas três dias já infectou máquinas em vários países, inclusive, no Brasil, antes mesmo que os fabricantes de programas anti-vírus tivessem tempo de preparar uma vacina. Segundo informações disponíveis no site de uma dessas empresas a primeira versão do Klez -o Klez.A- foi criado na Indonésia, em 1997.

O editor do site www.infoguerra.com.br (especializado em segurança e privacidade na internet), jornalista Giordani Rodrigues, explica que todas as versões do Klez utilizam, basicamente, os mesmos mecanismos de atuação. O vírus é encaminhado por e-mail. Ao se abrir a mensagem, ele explora a vulnerabilidade do Internet Explorer 5.01 ou 5.5 (falhas do programa), fazendo com que o arquivo seja executado automaticamente. Quando se instala deixa o computador lento e tenta apagar os programas anti-vírus.


Segundo Rodrigues, o Klez tem ainda uma característica muito peculiar de assumir diferentes personalidades no campo que designa a origem da mensagem. Isso é, o vírus assume algum dos endereços contidos na caixa de correio do usuário infectado, com um mecanismo próprio de envio, encaminha a mensagem para os demais e-mails. O campo ''assunto'' pode vir com as seguintes descrições: A very funny website; 1996 Microsoft Corporation; Hello,honey; Initing esdi; Editor of PC Magazine.; Worm Klez.E Immunity; Some questions ou Telephone number.


Nessas horas é extremamente importante dispor de um programa anti-vírus. No entanto, Rodrigues aconselha que melhor ainda é atualizar, constantemente, o Windows, já que a propagação dos vírus, muitas vezes, é mais veloz do que a criação de vacinas. Segundo ele, a Microsoft já corrigiu, na versão 6.0 do Internet Explorer, as falhas de versões anteriores que permitem que o Klez se instale.

Serviço - O site www.vsantivirus.com (em espanhol) e sites das fabricantes de softwares anti-virus (Symantec, Mcfee, Norton e outras) dispõem de outras informações sobre o W32.Klez.H e formas de limpá-lo.


Continue lendo