Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fique atento

Videoaulas alertam consumidores sobre golpes com cartões

Redação Bonde com Agência Brasil
26 set 2022 às 16:50
- Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para orientar o consumidor brasileiro sobre os principais tipos de golpes com cartões, a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), que representa o setor de meios eletrônicos de pagamentos, lançou uma campanha com cinco videoaulas. 


Os vídeos apresentam situações corriqueiras e explicam como funcionam alguns tipos de golpe envolvendo cartões de crédito e de débito e o que fazer para se proteger deles. As videoaulas foram disponibilizadas gratuitamente na plataforma do YouTube

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O objetivo dessas aulas, informou a associação, é prevenir as fraudes, principalmente com a aproximação de datas tradicionais de consumo como o Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Os vídeos são curtos e duram, em média, um minuto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Teto de R$ 81 mil

Contador orienta o que fazer quando o CNPJ estoura o teto do MEI

Imagem de destaque
Imposto estadual

Quatro em cada cinco veículos quitaram o IPVA 2024; Litoral e Norte Pioneiro têm os 'piores pagadores'

Imagem de destaque
Brasileiros conseguiram acessar

X (ex-Twitter) voltou no Brasil. Ou quase isso. Entenda a polêmica

Imagem de destaque
Veja os números sorteados

Aposta de Pernambuco leva sozinha R$ 81 milhões na Mega-Sena


Um dos vídeos aborda, por exemplo, o golpe da maquininha e como o consumidor deve proceder para evitar cair nessa cilada. Há também um vídeo alertando sobre golpes com links suspeitos enviados em e-mails e outro sobre o golpe do telefone, aquele em que o criminoso liga para o consumidor e diz ser funcionário do banco para obter informações pessoais e do cartão.


Entre os alertas feitos pela associação está o de que o cliente sempre confira o valor que consta na máquina antes de autenticar a compra. Também é importante tomar cuidado ao digitar a senha e verificar se o cartão devolvido era o correto. 


Outra dica feita pela associação é para que o consumidor nunca clique em links estranhos que chegam pelo e-mail ou pelo celular.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade