Os Indicadores Industriais de março, divulgados nesta segunda-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostraram que as vendas reais da indústria brasileira tiveram ligeira queda de 0,07% no mês, o que demonstra estabilidade na comparação com fevereiro.
A retração foi explicada pelo menor número de dias úteis devido ao Carnaval e aos resultados positivos de fevereiro, considerados atípicos para esse período do ano.
O dado ajustado sazonalmente apresenta, no entanto, uma queda significativa das vendas reais em relação ao mês anterior, da ordem de 11,82%, a maior de toda a série de dados dessazonalizados, isto é, desconsiderando as características sazonais do mês.
A retração do faturamento real da indústria é acompanhada por todos os demais indicadores, à exceção do pessoal empregado. Segundo a CNI, os resultados indicam que a recuperação registrada em fevereiro não se confirmou em março em razão do ajuste monetário, "que tornou o cenário de curto prazo pouco promissor para a indústria".
A pesquisa é feita mensalmente pela Unidade de Política Economica da CNI em 12 estados junto a cerca de 3 mil empresas de todos os portes.