Economia

Vendas em supermercados cresceram 13,5% no Paraná

17 jan 2001 às 19:28

Conforme estimativa da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), o faturamento dos supermercados paranaenses no período janeiro a dezembro de 2000 deve atingir o volume de R$ 5,5 bilhões. Esse resultado, se confirmado, representa uma participação de 8,2% no desempenho dos supermercados do país que faturaram R$ 67 bilhões no mesmo período, conforme estimativa divulgada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

O faturamento dos supermercados paranaenses corresponde a um crescimento nominal de 13,5% em relação às vendas ocorridas em 1999, cerca de 1% acima da média nacional, que cresceu em 12,46% no volume de vendas.


Para o presidente da Apras, Pedro Joanir Zonta, contribuiu para esse resultado o bom desempenho da economia do Estado. "A economia paranaense está reagindo melhor aos indicadores econômicos quando comparada com outros estados", avaliou o empresário.


Segundo Zonta, durante o ano passado houve queda nos preços dos produtos da cesta básica, o que provocou um aumento de 3% a 5% no volume físico vendido nos supermercados durante o ano passado. Ele citou como exemplo o café, cujo preço caiu 14%, o feijão preto que teve queda de 13,5% no preço e o arroz e o óleo que tiveram baixa de 10,5% nos preços. Com isso, aumentaram as vendas principalmente de arroz, detergentes, desinfetantes, papel higiênico e fio dental.

Leia mais em reportagem de Vânia Casado, na Folha do Paraná de quinta-feira


Continue lendo