O volume de vendas do comércio varejista do país, em março passado, teve o quarto mês consecutivo de queda e a variação, de 11,31%, em relação a março de 2002 - a maior ao longo de toda a série de resultados da Pesquisa Mensal de Comércio, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme divulgou nesta quarta-feira o Instituto, o desempenho de março foi influenciado pelo menor número de dias úteis deste ano em função do Carnaval e do feriado prolongado da Semana Santa.
Segundo o IBGE, o desempenho negativo do varejo foi generalizado, atingindo as cinco atividades que respondem pelo resultado global do setor em todas as 27 unidades da federação.
As reduções com maior influência ocorreram em São Paulo (-10,79%), Rio de Janeiro (-14,55%), Minas Gerais (-11,83%), Rio Grande do Sul (-10,22%) e Bahia (-14,23%).
Em termos setoriais, o principal impacto negativo veio, mais uma vez, do segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com redução no volume de vendas de 13,06%, em comparação com março de 2002.
O volume de vendas acumulado no primeiro trimestre do ano e nos últimos 12 meses também se manteve negativo: -5,98% e -1,92%, respectivamente.
Em termos de receita nominal de vendas, as taxas de variação se mantiveram positivas: 9,28% com relação a março de 2002; 14,23% no acumulado do primeiro trimestre, e 9,50% no acumulado dos últimos 12 meses.