Economia

Turismo depende de maior investimento no Aeroporto

11 jun 2001 às 17:57

A falta de opções de vôos internacionais, por consequência da falta de infra-estrutura no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), atrapalha o desenvolvimento do turismo no Paraná. O investimento de R$ 3 milhões na construção da nova ala internacional melhorou as condições do terminal, mas há ainda muito o que se fazer para aumentar o fluxo de turistas estrangeiros no Estado.

A avaliação é do presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) no Paraná, Antonio Azevedo. Segundo ele já existem negociações para a ampliação das ofertas de vôos para outros países, mas que dependem de estudos técnicos detalhados para que não se tornem inviáveis como já aconteceu com outras linhas. Assim como a Varig, que disponibilizou vôo direto para Frakfurt (Alemanha), a Tam planeja ofertar vôo para direto para Paris.


Para Azevedo, outra alternativa a ser estudada é a implantação de transporte semi-privativo (shutlle service), através de um sistema de vans que percorram o trajeto aeroporto/hotéis, de forma regular e com tarifa especial. O presidente da ABAV-PR também sugere a revisão do conceito da linha de ônibus Especial, atualmente existente, agregando qualidade e direcionando seu trajeto para os locais de maior demanda (hotéis, centros de eventos, etc.).

Leia mais em reportagem de Andréa Lombardo, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta terça-feira


Continue lendo