Economia

Tumulto marca entrega de declaração

30 nov 2000 às 19:28
Muita confusão marcou ontem o último dia para entrega da Declaração de Isento 2000 do Imposto de Renda. O paranaense que deixou para fazer a declaração pela Internet teve dificuldades para acessar o site da Receita Federal, o que acabou gerando muitas reclamações por telefone. Mas o maior problema aconteceu mesmo nas casas lotéricas, que também estavam recebendo o documento. Na maioria dos estabelecimentos se formaram longas filas e em algumas cidades, como Londrina, o serviço chegou a ser interrompido por causa da queda do sistema de informática.
Até as 11h40 de ontem, a Receita Federal no Paraná havia recebido 1.813.855 das 2,8 milhões de declarações esperadas. Um total de 1.010.986 tinham sido feitas em casas lotéricas. Outras 459.636 foram encaminhadas pela Internet. Segundo Jorge Anoroso, chefe substituto da Divisão de Tributação e superintendente regional do Programa de Imposto de Renda no Paraná, a Receita Federal esperava, até o final do dia, receber as 2,8 milhões de declarações esperadas no Estado.
O proprietário da Lotérica Muricy, uma das principais de Curitiba, Auxilio Suguimoto, não acreditava que a meta seria atingida. Segundo ele, os congestionamentos no sistema, que tornaram a entrega da declaração mais lenta, deixaram várias pessoas sem fazer a declaração. Na tarde de ontem, as pessoas que desejavam fazer a declaração na Lotérica Muricy estavam esperando mais de duas horas na fila. Já a autenticação do documento estava demorando outros 20 minutos, em média.
Segundo Suguimoto, as longas filas e a demora para fazer a declaração não aconteceram por culpa das lotéricas, mas sim do congestionamento do sistema, com várias pessoas fazendo a declaração ao mesmo tempo em todo o País. ""As lotéricas têm um dos melhores sistemas informatizados do Brasil. Mas com tanta gente deixando tudo para a última hora, não há Bill Gates que faça um sistema capaz de atender a demanda"", ironizou. Suguimoto acreditava que 80% das pessoas que aguardavam ontem à tarde na fila não seriam atendidas até as 19 horas, horário de fechamento das lotéricas.
Suguimoto reclamou ainda que o movimernto acabou atrapalhando sua atividade. Dos quatro terminais de computadores da lotérica, dois estavam sendo usados para recebimento das declarações e os outros dois para as apostas.

Quem não conseguiu acertar as contas com a Receita ontem deverá fazer um pedido de regularização para não ter problemas com o CPF. A solicitação deve ser feita nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios. A taxa custa R$ 4,50. ""Com isso a pessoa passa da condição de cancelado para regularizado"", explicou Anoroso. O pedido de regularização deve ser solicitado por quem deixou de fazer uma ou duas declarações.

Continue lendo