O Porto de Paranaguá já está habilitado a exportar açúcar a granel. A possibilidade foi consolidada nesta sexta-feira, com a inauguração do novo terminal para embarque de açúcar a granel, único existente na Região Sul do Brasil. Fruto de investimentos que giraram em torno de R$ 20 milhões, o terminal credencia o Porto de Paranaguá a competir com outros portos do País, em melhores condições. Enquanto no Porto de Santos o embarque de uma tonelada de açúcar a granel custa U$ 27 dólares, em Paranaguá o embarque poderá ser feito a um custo de U$ 12 dólares.
O empreendimento é resultado da união de nove usinas de açúcar e álcool das regiões Norte e Noroeste do Paraná, que formaram a Pasa Operações Portuárias S/A, empresa que vai administrar o terminal.
Segundo o presidente da Pasa, Paulo Meneguetti, o objetivo é embarcar este ano 850 mil toneladas de açúcar, com possibilidade de chegar a um milhão de toneladas. Graças a um acordo feito com a América Latina Logística, que cedeu uma área onde está localizada a modega (área de descarregamento), 80% desse volume poderão chegar ao porto pela ferrovia. O restante do volume deverá ser transportado por caminhões.
O terminal tem capacidade para receber 10 mil toneladas de açúcar por dia, e conta ainda com um armazém para 54 mil toneladas e um shipp loader capaz de embarcar mil toneladas por hora no navio. O ''berço'' do terminal pode receber embarcações de até 60 mil toneladas com a ajuda de afastadores.
*Leia mais sobre o assunto na edição deste sábado da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.