A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) multou a Telepar Brasil Telecom por descumprimento de metas de qualidade referentes a maio de 2000 em R$ 3.218,83. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de terça-feira e tem caráter definitivo. A subsdiária da Brasil Telecom no Rio Grande do Sul, a CRT, também foi multada por não atingir as metas em 2000, no valor de R$ 46.595,22.
A Telepar deixou de cumprir a taxa de atendimento a correspondências enviadas por usuários. O prazo para resposta é de até cinco dias úteis, que não foi cumprido, o que acarretou em multa de R$ 2.958,09. Outra falha da empresa foi em relação a taxa de atendimento de solicitações de mudança de endereço de usuários residenciais em até 3 dias úteis, que gerou multa de R$ 260,74.
Esta é a segunda vez que a Telepar é multada por não cumprir o Plano Geral de Metas de Qualidade (PGMQ). No final de julho, a operadora foi condenada a pagar uma multa de R$ 1.363,84 por não ter atingido a taxa de solicitação de mudança de usuário não residencial no prazo de até 24 horas, também referente a maio de 2000.
A decisão do Conselho Diretor da Anatel não acatou os pedidos de reconsideração apresentados pelas prestadoras durante os Processos de Apuração por Descumprimento de Obrigações (PADO).
De acordo com a Telepar, a multa é sobre "descumprimento de índices do PGMQ referentes ao exercício de 2000, cujas causas só foram totalmente sanadas". A assessoria de imprensa da operadora afirmou que atualmente a Brasil Telecom cumpre todas as 35 metas do PGMQ.