Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Competição

Vivo lança serviço de rádio para brigar com a Nextel

Agência Estado
18 jul 2011 às 14:30

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Vivo lançou nesta segunda-feira, 18, no Rio de Janeiro e inicia até agosto em território nacional um serviço de rádio (PPT) complementar aos planos pós-pagos da operadora. Com isso, a Vivo entra para competir com a Nextel no mercado corporativo e de pessoa física, de olho em sua própria base de assinantes e nos 3,6 milhões de clientes da concorrente.

"Vamos tirá-la (Nextel) da zona de conforto", afirmou o presidente da unidade de mercado individual da Telefônica/Vivo, Paulo César Teixeira. "Nosso nível de ambição é alto". O serviço, batizado de Vivo Direto, custará R$ 29,90 sobre o preço do pacote pós-pago do cliente, sendo o mais barato vendido a R$ 46, somando R$ 75,90. O pacote de rádio mais barato da Nextel custa R$ 89. Os aparelhos custarão a partir de R$ 99, contra R$ 299 da Nextel. Não é necessário mudar o número de celular.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Hoje, a Vivo tem 63 milhões de clientes no Brasil, sendo apenas 3 milhões no mercado corporativo. Segundo Teixeira, a empresa está focando nesse nicho, mas também no segmento jovem, que fala com a família e com grupos de amigos. "Fizemos um estudo de mercado e observamos que havia uma demanda muito forte vinda dos clientes para falar à vontade, sem preocupação com a fatura no fim do mês", disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova tecnologia

Kindle ganha versão com tela colorida pela primeira vez com foco em quadrinhos e mapas

Imagem de destaque
Nesta terça

Alexandre de Moraes determina desbloqueio do X no Brasil

Imagem de destaque
Celebrating Popcorn

Doodle do Google celebra pipoca com jogo interativo no estilo battle royale

Imagem de destaque
Tecnologia no aprendizado

Duolingo recebe conversas em tempo real com IA para melhorar aprendizado


A primeira cidade a testar o serviço foi Curitiba, em junho, e em São Paulo pode ser lançado comercialmente ainda neste mês. A tecnologia usada pela Nextel é a Idem e a da Vivo será 3G. A cobertura será a mesma da operadora no segmento de voz, 3.663 municípios, contra 385 da Nextel.

Publicidade


O serviço não estará disponível no segmento pré-pago nem, por enquanto, internacionalmente. Clientes Nextel usam o serviço de rádio para falar com os Estados Unidos, onde a tecnologia está disponível.


Teixeira disse que a empresa planeja para o curto prazo o lançamento do Vivo Direto internacional. Estão em estudo países da América Latina, América Central e América do Norte, segundo o executivo.


De acordo com ele, a tecnologia para uso em território nacional já está disponível e funcionando, inclusive em São Paulo. Falta apenas a chegada dos aparelhos nas lojas para o lançamento comercial. Até o quarto trimestre haverá sete opções de aparelhos.

A Vivo tem investimentos programados de R$ 2,5 bilhões em 2011 e detém 29,5% de participação de mercado, segundo dados de maio. No pós-pago, a fatia de mercado é de 35,9%. O foco de crescimento da Vivo tem sido no mercado de dados. Para competir nesse segmento, neste mês a TIM anunciou a compra da AES Atimus, que lhe dará 5,5 mil quilômetros de rede de fibra ótica. Para Teixeira, da Vivo, o negócio não representa ameaça. "Eles estão corrigindo um gap", disse.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo