Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
10,3 milhões de unidades

Vendas de computadores caíram 26% no ano passado, aponta estudo

Agência Estado
05 mar 2015 às 14:17

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em 2014, foram vendidos 10,3 milhões de computadores, o que representa uma queda de 26% na comparação com o ano anterior. Desse total, 4 milhões são desktops (recuo de 31%, na mesma base comparativa) e 6,4 milhões são notebooks (queda de 22%). Com relação ao perfil dos compradores, 29% foram comercializados para o mercado corporativo e 71%, para o consumidor final. Os dados fazem parte do estudo IDC Brazil PCs Tracker Q4, realizado pela IDC Brasil, empresa que presta serviços de consultoria nas indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.

Os resultados de 2014 foram afetados negativamente pelo Carnaval fora de época, Copa do Mundo, eleições e alta do dólar, diz a IDC Brasil. "Tradicionalmente, março é um mês muito positivo para o mercado de PCs, porém, o Carnaval adiado fez com que o primeiro trimestre fosse muito negativo em vendas. Logo em seguida houve a Copa do Mundo e os varejistas focaram em outras categorias de produtos. As incertezas em relação às eleições e a volatilidade da moeda americana também contribuíram para o mau desempenho em 2014", afirma Pedro Hagge, analista de pesquisas da IDC Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A projeção da IDC Brasil para 2015 é de queda de 3% do mercado de PCs no Brasil. "A alta do dólar vai dificultar a recuperação. Isso já se pode notar nas lojas, onde os produtos estão de 15% a 20% mais caros do que custavam seis meses atrás", afirma Hagge.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova tecnologia

Kindle ganha versão com tela colorida pela primeira vez com foco em quadrinhos e mapas

Imagem de destaque
Nesta terça

Alexandre de Moraes determina desbloqueio do X no Brasil

Imagem de destaque
Celebrating Popcorn

Doodle do Google celebra pipoca com jogo interativo no estilo battle royale

Imagem de destaque
Tecnologia no aprendizado

Duolingo recebe conversas em tempo real com IA para melhorar aprendizado


Ainda para o analista da IDC Brasil, o consumidor brasileiro é muito sensível a preços e, esse fator, aliado à instabilidade econômica e à adoção de outros dispositivos, fará com que o mercado de PCs no Brasil termine este ano em baixa.

Publicidade


4º trimestre


Entre outubro e dezembro do ano passado, foram vendidos quase 2,7 milhões de PCs, com queda de 25% na comparação com igual período de 2013 e alta de 3% ante o terceiro trimestre de 2014. Foram comercializados 966 mil desktops e 1,7 milhão de notebooks. Na comparação com o quarto trimestre de 2013, houve queda de 29% em desktops e 21% em notebooks.

Publicidade


"Os volumes do quarto trimestre têm sido cada vez mais afetados pela Black Friday. Os varejistas estão comprando e estocando os produtos já em setembro e a tendência é não termos mais um quarto trimestre forte como em anos anteriores", afirma Hagge.


Além disso, o ritmo fraco da economia, a escassez de crédito, inflação e a alta do dólar, que acaba gerando repasse de preços ao consumidor, também foram contribuíram para o desempenho mais fraco no período.

Em relação aos PCs conversíveis, o analista da IDC Brasil afirma que apesar de alguns bons lançamentos no segundo semestre de 2014 e do fato de as vendas terem aumentado em 20% na comparação com o terceiro trimestre, a categoria "ainda não pegou" no Brasil. "Foram cerca de 42 mil notebooks conversíveis vendidos entre outubro, novembro e setembro", completa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo