Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pesquisa

Usuários fazem mau uso de dispositivos portáteis

Redação Bonde
28 fev 2011 às 14:36

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Digitar ou enviar mensagens de texto enquanto dirige. Enviar e-mails enquanto caminha. Usar dispositivos móveis durante a lua de mel. Essas, entre outras, são as principais reclamações citadas pelos adultos norteamericanos em uma recente pesquisa realizada pelo Ipsos* e patrocinada pela Intel Corporation para descobrir a atual situação da etiqueta móvel nos Estados Unidos.

Nove entre cada dez americanos adultos alegam terem visto pessoas utilizando mal a tecnologia móvel e 75% deles acreditam que a educação no uso de dispositivos móveis está pior do que há um ano, de acordo com a pesquisa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


À medida que o número de dispositivos móveis conectados à Internet continua a crescer, o mesmo acontece com a consciência sobre como as pessoas usam estes dispositivos perto de outras pessoas. O relatório de 2011 da Pew Internet & American Life Project¹ alega que 85% dos adultos nos EUA possuem um telefone celular, 52% deles possuem notebooks, 4% já disponibilizam de tablets e apenas 9% dos norteamericanos não possuem nenhum dos tipos de dispositivos estudados na pesquisa. Como empresa desenvolvedora de processadoras, a Intel utiliza a sua equipe de cientistas sociais, antropólogos, psicólogos e designers industriais para compreender como as pessoas usam, usarão ou gostariam de usar a tecnologia, incluindo dispositivos móveis em diferentes culturas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova tecnologia

Kindle ganha versão com tela colorida pela primeira vez com foco em quadrinhos e mapas

Imagem de destaque
Nesta terça

Alexandre de Moraes determina desbloqueio do X no Brasil

Imagem de destaque
Celebrating Popcorn

Doodle do Google celebra pipoca com jogo interativo no estilo battle royale

Imagem de destaque
Tecnologia no aprendizado

Duolingo recebe conversas em tempo real com IA para melhorar aprendizado


"Na Intel, tentamos começar pelas pessoas – fazemos perguntas sobre quem elas são e como elas se comportam. Também fazemos perguntas sobre tecnologia, tais como o que elas amam sobre ela, em que momentos ela frusta, o que você odeia sobre a tecnologia, entre outras", explica Genevieve Bell, Intel Fellow e chefe de pesquisa em interação e experiência da Intel Labs.

Publicidade


"Usamos essa pesquisa e nosso conhecimento sobre o que as pessoas gostam para ajudar a melhorar ainda mais a tecnologia – estimular a inovação e a revolução no desenvolvimento tecnológico. É importante lembrar que a maioria das tecnologias digitais ainda é nova para os consumidores", acrescentou Genevieve Bell.


"A tecnologia móvel ainda é relativamente nova. Afinal, foi há apenas oito anos que a Intel integrou a WiFi em um computador com a sua tecnologia de processador Intel® Centrino®, possibilitando assim o notebook sem fios. Smartphones, tablets e outros dispositivos móveis na realidade ainda estão em sua infância, então não é nenhuma surpresa que as pessoas ainda tenham dificuldades em encontrar a melhor forma de integrar esses dispositivos em suas vidas", afirmou Genevieve Bell.

Publicidade


"As novas tecnologias digitais estão se tornando fundamentais para a vida dos consumidores, mas ainda não esclarecemos para nós mesmos, nossas famílias, comunidades e sociedades quais são os tipos apropriados de comportamento e expectativas", declarou Bell. "Nossos comportamentos apropriados com a tecnologia digital ainda são embrionários e por isso é muito importante para a Intel que toda a indústria continue dialogando sobre a maneira como as pessoas usam a tecnologia e os nossos relacionamentos pessoais com a tecnologia à medida que elas continuam ajudando a definir normas sociais e culturais".


Principais descobertas da pesquisa

Publicidade


Ao mesmo tempo em que a conectividade na ponta dos dedos ajudou as pessoas a serem mais produtivas, as maneiras com que elas usam a tecnologia na presença de outros pode gerar frustração. A maioria dos adultos norteamericanos pesquisados (92%) concorda que as pessoas deveriam ter mais educação no que se refere a usar seus dispositivos móveis em áreas públicas. Praticamente um entre cada cinco adultos (19%) admite o mau comportamento móvel, mas continua se comportando da mesma maneira porque todo mundo se comporta igual.


O desejo de estar mais próximo de família, amigos e companheiros de trabalho, combinado com os dispositivos "sempre conectados" contribui para uma necessidade inata de ter dispositivos móveis disponíveis o dia todo, todos os dias, a todo o momento. De fato, um entre cada cinco adultos admite checar seu dispositivo móvel antes mesmo de sair da cama de manhã.

Publicidade


Com inúmeras opções de dispositivos móveis finos, pequenos e poderosos disponíveis no mercado, as pessoas podem facilmente levá-los sempre consigo, facilitando a chamada "demonstração pública da tecnologia". A pesquisa revelou que os adultos norteamericanos presenciam uma média de cinco "ofensas móveis" por dia, com as principais delas permanecendo iguais as da primeira pesquisa da Intel sobre o estado da etiqueta móvel em 2009. As principais falhas de educação na mobilidade continuam sendo o uso de dispositivos enquanto dirigem (73%), falar alto em um dispositivo móvel em lugares públicos (65%) e usar um dispositivo móvel enquanto caminha pela rua (28%).


"A premissa da etiqueta e de como nos socializamos com os outros não é um conceito novo. Sempre que interagimos com outra pessoa diretamente ou por meio do uso da tecnologia móvel, a etiqueta é um fator", explicou a autora e especialista em etiqueta Anna Post do Emily Post Institute. "Todos nós podemos ser mais conscientes sobre como usamos a nossa tecnologia móvel e como o nosso uso pode afetar as pessoas em nossa volta – em casa, no escritório ou onde quer que estejamos em público".

Publicidade


À medida que as normas de etiqueta móvel continuam a evoluir, Post oferece dicas para aqueles que usam vários dispositivos móveis diariamente:


· Pratique o que você prega: Se você não gosta do mau comportamento dos outros, não faça o mesmo.

Publicidade


· Esteja presente: Dê a sua atenção total a quem estiver com você, como em uma reunião ou um encontro. Não importa quão boa você acha que a sua capacidade multitarefa é, você deixará uma melhor impressão.


· Os pequenos momentos importam. Antes de fazer uma ligação, digitar uma mensagem de texto ou e-mail em público, pense se as suas ações afetarão os outros. Se elas afetarem, reconsidere, espere ou afaste-se.


· Converse com a sua família, seus amigos e colegas sobre as regras básicas para o uso de dispositivos móveis durante o tempo pessoal.


· Alguns lugares devem permanecer privados: Não use um dispositivo móvel no banheiro.


(A pesquisa foi realizada online nos Estados Unidos pela Ipsos a pedido da Intel entre 10 de dezembro de 2010 e 5 de janeiro de 2011 com uma amostragem representativa de dois mil adultos norteamericanos com idade igual ou superior a 18 anos e com uma margem de erro de mais ou menos 2,2 pontos percentuais/com assessoria Intel Brasil).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo