Nos últimos meses, o Twitter tem recebido diversas críticas e reclamações de usuários pela demora ou falta de ação da rede social em relação a tweets de assédio, bullying, preconceito e até terrorismo.
Casos como o da atriz norte-americana Leslie Jones, da refilmagem "Ghostbuster", que recebeu milhares de mensagens racistas e sexistas, fizeram com que pessoas do mundo inteiro pressionassem o microblogue a tomar alguma atitude.
Na última quinta-feira (18), o Twitter finalmente decidiu anunciar duas novas medidas para combater o problema. O primeiro mecanismo é o "Filtro de Qualidade" que visa "melhorar a qualidade de tweets que você vê usando uma variedade de sinais, tais como conta de origem e comportamento", além de filtrar tweets duplicados ou conteúdos que parecem ser automatizados.
Leia mais:
Kindle ganha versão com tela colorida pela primeira vez com foco em quadrinhos e mapas
Alexandre de Moraes determina desbloqueio do X no Brasil
Doodle do Google celebra pipoca com jogo interativo no estilo battle royale
Duolingo recebe conversas em tempo real com IA para melhorar aprendizado
Já o segundo mecanismo, chamado de "Configurações de Notificações", é que os usuários poderão receber notificações apenas de pessoas que eles seguem e poderão deixar de receber notificações de perfis que já os insultaram no passado.
Essas duas medidas não são realmente novas. As duas já existiam e estavam em funcionamento nos anos anteriores em apenas algumas contas verificadas, principalmente de celebridades. Agora, no entanto, as configurações estão disponíveis para todos.