Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pesquisadores japoneses

Transmitir energia elétrica por micro-ondas já é possível

Redação Bonde
12 mar 2015 às 17:21
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cientistas japoneses conseguiram transmitir energia elétrica pelo ar. Os pesquisadores usaram micro-ondas para transmitir 1,8 kW de energia elétrica até um receptor que estava a 55 metros de distância.

Apesar de a distância ser pequena, a tecnologia pode ser o embrião da exploração da energia solar disponível no espaço para o uso na Terra, segundo um porta-voz da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Essa foi a primeira vez que alguém conseguiu enviar a um pequeno aparelho quase 2 kW de energia elétrica por meio de micro-ondas", afirmou um porta-voz da agência.

Leia mais:

Imagem de destaque
Brasileiros conseguiram acessar

X (ex-Twitter) voltou no Brasil. Ou quase isso. Entenda a polêmica

Imagem de destaque
Dois lados da moeda

Inteligência artificial reduz risco de acidente automotivo, mas ciberataques preocupam

Imagem de destaque
Saiba detalhes

Apple apresenta iPhone 16 com recursos de IA em evento ao vivo

Imagem de destaque
Riscos à saúde mental

Pornografia de IA esbarra em ética e pode ser caminho sem volta para 'sexo solitário'


A geração de energia solar no espaço é muito mais eficiente do que aquela feita no planeta Terra, já que ela pode ser realizada a qualquer momento, independentemente de horário ou clima. A ideia da JAXA é criar satélites capazes de transmitir a energia solar, equipados com painéis de armazenamento e antenas, e colocá-los a uma altura de 36 mil quilômetros da Terra.

Publicidade


Mas ainda deve demorar algum tempo para que a tecnologia possa ser aplicada. A agência japonesa estima que apenas na década de 2040 isso possa acontecer. "Ainda temos muitos desafios para superar, como encontrar uma forma de enviar grandes estruturas para o espaço, como construí-las e mantê-las", afirmou o porta-voz da JAXA.


A ideia de gerar energia solar no espaço e transmiti-la para a Terra não é recente. A Nasa pesquisa a tecnologia desde a década de 1960 e o Japão mantém desde 2009 um programa específico sobre o tema.

(Fonte: Infoexame)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade