Reforçando o seu compromisso de oferecer tecnologia como ferramenta de integração complementar ao aprendizado, a TIM inaugurou sexta-feira (13) o acesso gratuito à internet em duas escolas rurais no Paraná. A cerimônia de entrega foi realizada nas instituições beneficiadas – Escola Rural Municipal Rui Barbosa, na localidade de Lagoa Grande, em Araucária, e a Escola Rural Municipal Imbuial da Roseira, em Colombo, região metropolitana de Curitiba – e contou com a presença do Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, do presidente da TIM Brasil, Rodrigo Abreu e de autoridades locais.
"A TIM acredita na inclusão digital por meio da tecnologia móvel. Por isso, entendemos que disponibilizar acesso à internet em escolas rurais vai muito além do cumprimento de uma obrigação. Faz parte do nosso compromisso com a sociedade e reforça a importância do setor para o desenvolvimento do país", afirma Rodrigo Abreu.
Obrigações definidas em leilão
Leia mais:
Kindle ganha versão com tela colorida pela primeira vez com foco em quadrinhos e mapas
Alexandre de Moraes determina desbloqueio do X no Brasil
Doodle do Google celebra pipoca com jogo interativo no estilo battle royale
Duolingo recebe conversas em tempo real com IA para melhorar aprendizado
No leilão realizado pela Anatel, em 2012, para distribuição dos lotes de oferta dos serviços 4G, foi definido que a TIM teria a responsabilidade pela cobertura rural nos estados do Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Assim, até 2015, a operadora levará internet gratuita a mais de 4.500 escolas rurais, sendo aproximadamente 1.400 no Paraná.
De acordo com a obrigação, nas escolas rurais, as operadoras devem entregar uma conexão de internet, inicialmente, de 256 Kbps, que chegará a 1Mbps até 2017. As instituições também serão contempladas com modems, tendo como premissa o uso pedagógico em sala de aula ou em laboratório de informática.
No Estado, outras escolas rurais também serão beneficiadas até o fim de junho. Para ser elegível, uma das prerrogativas é que os centros de ensino possuam cadastro no censo de educação básica rural do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Próximos passos
Seguindo as regras do Edital, a TIM também tem o compromisso de atender, com cobertura de voz e dados, a "mancha" de 30 quilômetros contados dos limites da sede dos municípios localizados nos mesmos estados (Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio de Janeiro). O processo está em fase de execução, e contemplará 30% dos municípiosaté junho de 2014; 60% dos municípios até dezembro de 2014 e 100% dos municípios até dezembro de 2015.
Importante destacar que, em 2013, a TIM efetuou a troca de seus equipamentos 2G e 3G no Paraná e em Santa Catarina, com aumento significativo da capacidade de rede para beneficiar os clientes locais. Além disso, no triênio que vai até 2016, a TIM dedicará 90% dos R$ 11 bilhões previstos para investimentos no Brasil em infraestrutura.