A Sercomtel é a operadora com o maior número de clientes de banda larga em Londrina. A estatal tem 76.698 acessos ao serviço, ocupando mais da metade da fatia de mercado. O levantamento foi feito pela reportagem do Bonde junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Apesar do domínio, a companhia londrinense perde para a GVT em número de clientes com acesso a maiores velocidades. (confira gráfico completo ao final da matéria)
Dos 17.411 clientes de Londrina com banda larga acima dos 12 Mbps, 15.013 (86%) são da Global Village Telecom. "Até 2010, a Sercomtel não tinha condições de atender os clientes com serviços mais velozes por conta de uma rede antiga. O sistema passou por modernização nos últimos anos e, agora, já conseguimos oferecer pacotes com velocidades rápidas e qualidade. Tanto é que, atualmente, estamos com um serviço de banda larga de 200 Mbps para empresas", destacou o diretor de Marketing da Sercomtel, Agnaldo Aversani.
Mais de 53 mil clientes da Sercomtel acessa a rede com velocidade entre 2 e 12 Mbps, enquanto cerca de 21 têm acesso entre 512 Kbps e 2 Mbps, que corresponde ao serviço de internet pré-paga oferecido pela operadora. "São clientes que preferem pagar antes para fazer o controle dos gastos", disse.
Leia mais:
Kindle ganha versão com tela colorida pela primeira vez com foco em quadrinhos e mapas
Alexandre de Moraes determina desbloqueio do X no Brasil
Doodle do Google celebra pipoca com jogo interativo no estilo battle royale
Duolingo recebe conversas em tempo real com IA para melhorar aprendizado
Já a ultravelocidade, acima dos 34 Mbps, só é ofertada pela operadora através de fibra óptica, e conta com 135 clientes. "Pelo menos 5% dos nossos 80 mil clientes optaram pelo sistema mais moderno. O problema é que a instalação da rede de fibra óptica exige mão de obra mais capacitada e, consequentemente, mais tempo", explicou. O diretor não soube informar quantos clientes estão na fila de espera aguardando pelo serviço.
Na concorrência com outras operadoras de nível nacional, Aversani aponta a aproximação entre os clientes e a empresa como diferencial. "O usuário sabe que se chegar aqui na nossa sede exigindo conversar com o presidente da Sercomtel, ele vai conseguir", exemplificou.
Já a GVT tem 29.011 clientes de banda larga em Londrina. Apenas 23 deles recebem o serviço através de cabo de fibra óptica, todos com velocidade acima dos 34 Mbps. Os demais acessos - 28.088 - se concentram nos 'grupos' de 2 a 12 Mbps (17.685) e de 12 a 34 Mbps (14.139). "A velocidade média de navegação dos clientes GVT em Londrina é de 12,88 Mbps, velocidade compatível a de países que tem a banda larga mais rápida no mundo, como Estados Unidos (9,8 Mbps) e Japão (13,3Mbps), segundo o Instituto Akamai", argumentou a empresa em nota enviada ao Bonde nesta quarta-feira (16).
A Global Village Telecom está na cidade desde os anos 2000. Londrina deve receber investimentos de até R$ 5 milhões até o final deste ano por parte da empresa, "para a ampliação do oferecimento de serviços aos municípios da região metropolitana".
Já sobre o serviço de atendimento ao usuário, a GVT informou que possui escritório próprio em Londrina, com atendimento presencial, no bairro Aeroporto (zona leste). "A empresa conta com uma equipe de atendimento 100% própria, que busca solucionar as demandas no menor tempo possível, com agilidade e transparência, dando à prestação de serviço um caráter de evolução contínua", garantiu a assessoria da GVT na nota.
O londrinense também usa o serviço de banda larga da NET Serviços de Comunicação S/A. A empresa oferece a internet junto com a TV a cabo. A NET tem 25.619 clientes na cidade: 18.635 deles usam serviços com velocidades que variam entre 2 e 34 Mbps.
As empresas Oi S.A., com 1.152 clientes, Empresa Brasileira de Telecomunicações (907), Telefônica Brasil (715) e Copel (408) também integram o "mapa" da banda larga em Londrina.