Já está disponível gratuitamente o aplicativo "9º Dígito Sercomtel", desenvolvido pela operadora, para a inclusão automática do dígito 9 à frente dos números de telefone celulares de todo o país.
O app, que pode baixado tanto no sistema operacional Android, quanto IOS, acessa automaticamente a agenda de contatos do usuário após instalado e permite a visualização dos números de todos os contatos já com a inclusão do dígito 9, solicitando a confirmação do cliente.
A operação pode ser realizada em poucos segundos tanto por clientes Sercomtel, quanto por clientes de outras operadoras. O aplicativo permite ainda que os usuários desfaçam a ação se necessário, retirando o 9º dígito e aguardando a conclusão do sincronismo da agenda de contatos.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
"A disponibilização deste aplicativo facilitará em muito aos usuários que possuem smartphones, pois atua diretamente na agenda do telefone. Com isto grande parte do impacto da alteração da marcação/discagem para a telefonia celular será minimizado", destacou o diretor de Engenharia e Operações, Flávio Borsato.
Como funcionará
A partir do dia 6 de novembro, o 9º dígito entrará em funcionamento. Até o dia 15 de novembro, será mantido o duplo convívio de oito e nove dígitos com a possibilidade do cliente completar a chamada tanto ao incluir o 9 antes do número celular, como sem realizar esta inclusão. De 16 de novembro a 13 de fevereiro, as chamadas não serão completadas sem a inclusão do nono dígito à frente do número de celular.
Caso a marcação do usuário na discagem para um telefone celular seja realizada a oito dígitos, a mesma será interceptada. O usuário será orientado então a discar novamente o número já com a inclusão do dígito 9.
A partir de 14 de fevereiro, não será mais possível completar a chamada sem a inclusão no dígito nove e também não haverá mais mensagem de orientação.
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul eram os três últimos estados brasileiros que faltavam para a conclusão de todo o processo de implantação do 9º dígito no país.