A Sercomtel está hospedando em suas estruturas técnicas um servidor da Netflix, o serviço por assinatura de streaming de vídeos pela internet.
Com capacidade de 100 TB (Terabyte), o equipamento tem a função de armazenar em cache* os conteúdos em vídeo disponibilizados pela Netflix.
A instalação do servidor na Sercomtel faz parte do projeto da Netflix de distribuir conteúdos para servidores fisicamente mais próximos aos usuários, no conceito de CDN (Content Delivery Network - Rede de Distribuição de Conteúdo).
"A Sercomtel recebeu o servidor por conta da confiabilidade de suas estruturas técnicas e o significativo tráfego direcionado para a Netflix", afirma o presidente da Sercomtel, Christian Schneider.
Com o servidor de cache mais perto dos usuários e o consequente aumento da taxa de transferência dos vídeos, há uma melhora da experiência de visualização pelos assinantes, em especial nas resoluções HD, Super HD e 4K. "Os clientes exigem uma imagem de qualidade superior e a satisfação de ter um serviço contínuo, sem interrupções", comenta o presidente da Sercomtel.
São beneficiados os assinantes da Netflix que usam a banda larga da Sercomtel em Londrina e nas demais 12 cidades da região Norte do Paraná onde a operadora atua com rede própria.
O servidor de cache da Netflix instalado localmente também reduz a taxa de congestionamento de rede e o tráfego pelo uso de backbone (conjunto de equipamentos que faz a conexão da internet entre o Brasil e o resto do mundo).
Netflix
A Netflix é a empresa norte-americana que oferece serviço de TV por Internet, com mais de 50 milhões de assinantes em mais de 40 países assistindo a mais de um bilhão de horas de filmes, séries de TV e produções originais por mês.