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Se não tiver um bom produto, tecnologia não serve para nada, diz Marcelo Tas em Londrina

Katiuscia Mizokami - Redação Bonde
21 out 2015 às 09:22
- Divulgação
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O apresentador Marcelo Tas é referência quando se trata de mídias sociais. Com mais de 10 milhões de seguidores em suas redes, ele abriu a 4° Semana do Empreendedor Digital, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) com o tema "Inovação: a criatividade na era digital".

"O meu segredo vale um milhão de dólares", brincou Tas, enquanto explicava que o empreendedor deve ouvir mais o seu cliente, se quiser realizar o trabalho de qualidade. "Comecei a ouvir os clientes, que no meu caso são os telespectadores. Quando perceberam que eram ouvidos, passaram a falar mais. Pude então perceber a diferença que isso fez na minha vida".

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Marcelo, que é formado em engenharia, descobriu sua paixão pela comunicação logo na faculdade, quando ganhou o cargo de editor de uma revista. Porém, sua primeira experiência como repórter foi com o personagem Ernesto Varela, que fazia perguntas desconcertantes e com muito humor para políticos.

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Logo após, interpretou personagens como o Professor Tibúrcio e o Telekid, do infantil Rá-tim-bum. "Ouvindo minha rede, descobri que ainda tenho muitos telespectadores infantis que não me conhecem apenas do Plantão do Tas ou do Papo Animado (ambos programas infantis que ele apresenta atualmente), mas também que me viam no CQC e me veem no Papo de Segunda, na GNT", afirmou dizendo ser uma grande responsabilidade falar para um público tão jovem.

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O público infantil, de acordo com o jornalista, é um dos mais exigentes do mercado, já que está sempre conectado e usa as redes sociais para se comunicar com as empresas.


Para ter um melhor relacionamento com o público, Marcelo desenvolveu o Tasômetro, site onde são reunidas todas as suas redes sociais e que destaca as quatro notícias mais relevantes do dia. "Coloquei no ar quando participei de uma conferência nos Estados Unidos, mas era somente para mostrar lá, depois disso eu tiraria", explicou.

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Há três semanas no ar e ainda na versão beta, o Tasômetro atingiu mais de três milhões de visualizações em uma das primeiras postagens. A ferramenta tem a intenção de interagir mais com o público, que pode colaborar enviando textos. Caso seja publicado, o colaborador tem a possibilidade de receber por isso.


"Essas três semanas serviram para solucionarmos vários bugs. O Tasômetro é um local de curadoria, onde publico um material autoral por dia e faço curadoria dos outros conteúdos", falou. Segundo Marcelo, o Tasômetro é ainda um espaço dedicado à educação.

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Os empreendedores também estão cada vez mais se inserindo nas redes sociais para se aproximar dos clientes. Para o apresentador, A ferramenta é muito importante, mas não deve ser encarada como única. "Tem muita gente que fica pensando só na parte da tecnologia, mas se você não tem um bom produto, isso não serve pra nada", considera.


A aposta de muitas empresas que utilizam as redes é usar e abusar do humor. Tas afirma que a ferramenta funciona, desde que esteja acompanhada de cautela. "Não adianta ter uma empresa autoritária e sem abertura e querer se mostrar de um jeito que ela não é".

Tas também falou sobre a vocação tecnológica de Londrina, e considera que a cidade está no caminho certo. "Londrina sempre teve uma característica muito forte que é ter gente de várias partes do Brasil e do mundo. Eu acho bárbaro que a cidade esteja atenta às questões da tecnologia da informação", disse. Para ele, quem estiver por fora dessa transformação tecnológica estará fora do jogo, literalmente.


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