Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Abusos on-line

Saiba como denunciar ofensas e crimes cometidos na internet internet

Redação Bonde
21 mai 2015 às 19:30
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cada vez mais acaloradas, muitas discussões na internet têm terminado com ofensas e agressões entre os usuários das páginas e redes sociais. Também é comum topar com conteúdos abusivos ou criminosos durante pesquisas na rede. Como as leis do espaço virtual ainda engatinham no Brasil e em outros países, é importante que os internautas se cerquem de informações para saber denunciar um eventual abuso on-line.

Segundo a organização Safernet, que gerencia a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, só em 2014 foram quase 190 mil denúncias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Psicólogo e diretor da área de atuação e educação da Safernet, Rodrigo Nejm dá dicas de como agir quando diante de uma situação deste tipo:

Leia mais:

Imagem de destaque
Brasileiros conseguiram acessar

X (ex-Twitter) voltou no Brasil. Ou quase isso. Entenda a polêmica

Imagem de destaque
Dois lados da moeda

Inteligência artificial reduz risco de acidente automotivo, mas ciberataques preocupam

Imagem de destaque
Saiba detalhes

Apple apresenta iPhone 16 com recursos de IA em evento ao vivo

Imagem de destaque
Riscos à saúde mental

Pornografia de IA esbarra em ética e pode ser caminho sem volta para 'sexo solitário'


Denuncie

Publicidade


Copie o endereço completo da página e faça a denúncia no site denuncie.org.br. Com o formulário preenchido, o sistema consegue registrar as acusações contra um mesmo site.


Avise os demais

Publicidade


Caso crime tenha sido cometido dentro de uma rede social, reporte o conteúdo como abusivo. Como nem todas páginas comunicam as agressões às autoridades brasileiras, você pode usar o Disque 100 da ouvidoria online do programa Humaniza Redes, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.


Faça um boletim de ocorrência

Publicidade


Com o protocolo da denúncia feito (etapas 1 e 2), é possível procurar a Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência contra o agressor. Também é recomendável lavrar uma ata notarial no cartório.


É necessário levar o endereço da página que exibe o conteúdo. O site será aberto pelo funcionário do cartório e terá suas informações impressas - mais uma prova do crime cometido on-line.

(com informações do blog Link)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade