Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Digitalização

Rio Verde é a primeira cidade do país a ter sinal analógico de TV desligado

Agência Brasil
01 mar 2016 às 15:57

Compartilhar notícia

- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério das Comunicações concluiu nesta terça-feira (1º) o processo de desligamento da transmissão analógica de televisão no município de Rio Verde, em Goiás. Com isso, todas as emissoras que operam em Rio Verde passam a transmitir apenas o sinal digital.

Rio Verde é a cidade-piloto no processo de implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital, que deverá se estender a todo o Brasil até o fim de 2018. O município foi escolhido para iniciar a digitalização do sinal de televisão no país por causa do porte do município, que tem 160 mil habitantes, da proximidade da capital federal e pelo fato de o sinal não influenciar outras cidades, o que permite aos técnicos medir os impactos da mudança no restante do país.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Depois do desligamento, a programação das emissoras deixa de ser exibida na cidade pelo sistema analógico, que apresenta qualidade de som e imagem inferiores. Em seu lugar, as geradoras vão continuar transmitindo, por 30 dias, uma cartela fixa informando ao telespectador como proceder para ter acesso ao sinal digital.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova tecnologia

Kindle ganha versão com tela colorida pela primeira vez com foco em quadrinhos e mapas

Imagem de destaque
Nesta terça

Alexandre de Moraes determina desbloqueio do X no Brasil

Imagem de destaque
Celebrating Popcorn

Doodle do Google celebra pipoca com jogo interativo no estilo battle royale

Imagem de destaque
Tecnologia no aprendizado

Duolingo recebe conversas em tempo real com IA para melhorar aprendizado


Com o desligamento do sinal analógico no município, a frequência de 700 MHz, que já foi leiloada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), começa a ser liberada para a ampliação do serviço de 4G (quarta geração) na região.


O ministro das Comunicações, André Figueiredo, que participou da solenidade de desligamento do sinal em Rio Verde, ratificou que, até 2018, todo o espectro será totalmente disponibilizado para a internet móvel de alta velocidade e enalteceu a integração do setor para o sucesso da iniciativa. "O desligamento foi uma ação conjugada de esforços entre o governo, as emissoras de TV e as empresas de telefonia para promover este momento histórico para o país. Isso proporcionará ainda uma evolução do 4G."

O evento contou ainda com a presença dos presidentes da Agência Nacional de Telecomunicações, João Rezende, da Entidade Administradora da Digitalização, Antonio Martelleto, e da Associação Brasileira de Rádio e TV (Abert), Daniel Slaviero, além de representantes das emissoras de televisão e das operadoras de telefonia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo