Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mercado em desenvolvimento

Quase metade dos brasileiros usa aplicativos para compras e operações bancárias

Guilherme Batista - Equipe Bonde
16 jun 2015 às 16:59
- Marcos Santos/USP Imagens
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pesquisa da CA Technologies, empresa global de softwares para segurança, mostra que 45% dos brasileiros que têm smartphones e/ou tablets utilizam aplicativos em operações bancárias, e 44% para compras. Já na média global, os serviços de banco via app são feitos por 49% dos usuários pesquisados, e as compras por 48% deles. Atualmente, segundo o vice-presidente da CA, as instituições financeiras têm mais desenvolvedores de softwares do que grandes empresas ligadas ao setor da Tecnologia da Informação (TI). "As empresas perceberam que os programas, em muitas vezes, importam mais do que a marca", destacou.

Ele reiterou, entretanto, que as instituições precisam tomar cuidado com a repercussão negativa de um programa virtual. "Atualmente, várias classes sociais têm acesso à tecnologia no país. Esse pessoal passa a fazer parte desse mercado e, consequentemente, influencia e, ao mesmo tempo, é influenciado pela repercussão dos aplicativos, seja ela positiva ou negativa. Por isso que é comum a gente ver um programa bom sendo descartado de forma muito fácil", argumentou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Rosano Moraes também chamou atenção para o fato de a infraestrutura de telecomunicações do país prejudicar, em muitas vezes, a reputação de determinado aplicativo. "Pode ser que o programa seja bom, mas não funciona por conta da internet móvel, horrível em determinados lugares do Brasil", disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
Brasileiros conseguiram acessar

X (ex-Twitter) voltou no Brasil. Ou quase isso. Entenda a polêmica

Imagem de destaque
Dois lados da moeda

Inteligência artificial reduz risco de acidente automotivo, mas ciberataques preocupam

Imagem de destaque
Saiba detalhes

Apple apresenta iPhone 16 com recursos de IA em evento ao vivo

Imagem de destaque
Riscos à saúde mental

Pornografia de IA esbarra em ética e pode ser caminho sem volta para 'sexo solitário'


Na avaliação dele, a empresa precisa ter governança também sobre esse processo. "Uma instituição financeira precisa ter estrutura para gerenciar esse ambiente, monitorar, por exemplo, os elementos que estão comprometendo esse tempo de resposta, já que o serviço é composto por uma cadeia complexa de fornecedores", frisou. "É a obrigação de quem quer manter seus clientes", concluiu.

O estudo da CA Technologies apontou, ainda, que a atividade mais executada por meio de aplicativos no país é a troca de mensagens (83%) e o acesso ao e-mail pessoal (82%). O levantamento ouviu 6,8 mil consumidores e 809 executivos em 18 países.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade