Depois de mais de 25 mil downloads na fase de testes e um ano após seu anúncio, finalmente nessa segunda-feira a Microsoft vai lançar a versão final do Internet Explorer 9. Dentre as melhorias no browser, a companhia aprimorou a velocidade e a segurança, além da compatibilidade com o Windows 7 que possibilita, por exemplo, a navegação em multiplas janelas com a tela dividida, ou "AeroSnap".
O navegador da companhia de Bill Gates vêm perdendo mercado constantemente para o Mozilla Firefox, que recentemente lançou o RC da sua versão 4, e para o Google Chrome, que lançou a versão 10 há poucos dias, e para frear essa queda, o IE9 traz muitas mudanças também no visual, deixando-o mais leve e parecido com os concorrentes.
Velocidade
Leia mais:
Kindle ganha versão com tela colorida pela primeira vez com foco em quadrinhos e mapas
Alexandre de Moraes determina desbloqueio do X no Brasil
Doodle do Google celebra pipoca com jogo interativo no estilo battle royale
Duolingo recebe conversas em tempo real com IA para melhorar aprendizado
Foram mais de duas mil mudanças entre a fase de testes e o lançamento da versão Release Candidate do browser, e a principal melhoria feita na área de velocidade foi deixar o processamento de imagens, vídeos, textos e fotos por conta da GPU do computador, em vez do processador.
O IE9 também traz um novo engine de processamento de JavaScript, o ChaKra. O navegador também usa recursos de integração com o W7, como as JumpLists e o novo AeroSnap.
Segurança
O novo gerenciador de downloads identifica mais facilmente quando você está baixando um arquivo malicioso. Além disso, o navegador faz uma lista de sites onde você escolhe não poder ser rastreado. A partir de agora, o IE9 também será atualizado automaticamente.
Compatibilidade
A Microsoft tornou o IE9 compatível com os novos padrões da web, como o CSS3, SVG e HTML5. A compatibilidade com o Windows 7, nas já citadas JumpLists e no AeroSnap também vale ser ressaltada.