Um novo aparelho permite que pessoas com deficiência auditiva escutem com a ajuda de um aparelho Bluetooth, que deve ser colocado na língua. O equipamento inovador foi desenvolvido por pesquisadores da CSU (Universidade do Estado do Colorado), dos Estados Unidos.
Os pesquisadores envolvidos nos trabalhos dizem que o dispositivo poderá ser uma solução mais acessível que os implantes cocleares, que consistem em uma intervenção cirúrgica para colocar um dispositivo eletrônico no ouvido da pessoa. As informações são do UOL.
"Implantes cocleares são eficazes e transformaram a vida de muitas pessoas, porém não é para todos. Achamos que nosso aparelho funcionará tão bem quanto esses já disponíveis, mas ajudará mais gente, pois custa menos", disse John Williams, professor do departamento de engenharia mecânica da universidade, sem especificar quanto custaria uma versão comercial do dispositivo.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
Os implantes cocleares captam som de fora do corpo e o transmitem para o sistema auditivo. O aparelho da universidade norte-americana utiliza um pequeno microfone sem fio que envia esses sinais pelos nervos da língua. (com informações do UOL)