A fabricante finlandesa de celulares Nokia lançou nesta quarta-feira (26) seus primeiros aparelhos baseados no software Windows Phone, da Microsoft. Os dois novos aparelhos, o Nokia Lumia 800 e o mais acessível Nokia Lumia 710, são os primeiros produtos da companhia criados sob uma nova estratégica anunciada em fevereiro, quando abandonou o seu software operacional Symbian para smartphones em troca do sistema operacional Windows Phone 7,5. O movimento foi uma tentativa de reconquistar a fatia de mercado perdida para o iPhone, da Apple, e para a nova geração de smartphones que usam o software Android, do Google.
Ao anunciar os telefones, o executivo-chefe da Nokia, Stephen Elop, disse que os novos telefones marcam o renascimento da companhia. "Oito anos atrás, nós partilhamos nossa nova estratégia e hoje nós estamos demonstrando um claro progresso dessa estratégica em ação. Nós estamos impulsionando a inovação em todo o nosso portfólio, a partir de novos smartphones até celulares ainda mais inteligentes", acrescentou Elop.
Os telefones vêm com um pacote de aplicativos designados a colocá-los um nível acima de aparelhos da Samsung, HTC Corp e outros que usam o software Windows. Os aplicativos incluem o Nokia Drive - um dispositivo de navegação pessoal -, Nokia Maps, Nokia Music e Nokia Pulse - serviço de rede social baseado localmente.
Leia mais:
Kindle ganha versão com tela colorida pela primeira vez com foco em quadrinhos e mapas
Alexandre de Moraes determina desbloqueio do X no Brasil
Doodle do Google celebra pipoca com jogo interativo no estilo battle royale
Duolingo recebe conversas em tempo real com IA para melhorar aprendizado
O Lumia 800 será colocado à venda na França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Espanha e Holanda em novembro e em Hong Kong, Índia, Rússia, Cingapura e Taiwan, antes do fim deste ano, por cerca de 420 euros, excluindo impostos. As vendas do modelo nos EUA começarão no início de 2012.
O Lumia 710 começará a ser vendido na lojas no início do próximo ano por 270 euros, excluindo impostos.