As vendas de smartphones vão ultrapassar o patamar de 420 milhões de unidades em 2011. Esse volume de vendas fará com que os aparelhos respondam por cerca de 28% do mercado mundial de celulares até o final do ano.
As projeções fazem parte do levantamento realizado pela IMS Research, que ainda prevê vendas anuais superiores a 1 bilhão de aparelhos até o final de 2016. Vale destacar que, com isso, os smartphones responderão por um em cada dois celulares comercializados no período.
O mercado e as fabricantes
Leia mais:
Kindle ganha versão com tela colorida pela primeira vez com foco em quadrinhos e mapas
Alexandre de Moraes determina desbloqueio do X no Brasil
Doodle do Google celebra pipoca com jogo interativo no estilo battle royale
Duolingo recebe conversas em tempo real com IA para melhorar aprendizado
De acordo com o analista da IMS, Josh Builta, apesar do grande potencial de vendas dos smathphones, os fabricantes não estão igualmente posicionados no mercado e, consequentemente, não deverão aproveitar a tendência favorável da mesma forma.
A LG, por exemplo, apesar de ser a terceira maior OEM (fabricante de produtos originais) do mundo, vem oferecendo uma variedade muito limitada de smartphones nos últimos anos, fator que não ajudará a companhia a aumentar sua participação de mercado.
A Nokia também é um caso não muito positivo. A empresa perdeu bastante participação de mercado no início de 2011, reflexo, sobretudo, de ter largado a plataforma Symbian para ficar com a plataforma Windows, da Microsoft. No segundo trimestre de 2011, a Nokia viu suas vendas de smathphones caírem 34% frente ao mesmo período de 2010.
O que acontece, segundo explica o analista da IMS, é que as empresas tradicionais, como LG e Nokia, entre outras, não estão sabendo como se posicionar no mercado nem reconhecer as necessidades dos consumidores. As empresas estão fabricando produtos ainda muito insatisfatórios em termos de interface, seu portfólio não é atraente e o próprio design dos dispositivos não está sendo muito bem trabalhado.
Apple
Nos últimos anos, nenhuma empresa se destacou tanto no segmento quanto a Apple, segundo a IMS. As vendas da companhia foram tão fortes no segundo trimestre de 2011, que o mercado pode esperar que ela continuará marcando presença importante no mercado.
Apesar dos bons resultados, a IMS observa que a Apple não está sozinha. A Samsung também vem mostrando bom desempenho, principalmente com seus aparelhos da série Galaxy. No mesmo caminho, empresas menores, como a HTC, também vêm alcançando posições cada vez melhores nesse mercado. (As informações são do InfoMoney)