O Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação sobre o site "Tudo Sobre Todos", que oferece informações pessoais de brasileiros em uma simples busca pelo nome completo ou mesmo pelo número do CPF.
O endereço eletrônico fornece dados como endereço, data de nascimento, nomes de parentes e até nomes de vizinhos do pesquisado. Apenas algumas das informações são abertas, mas, para ter a ficha completa de uma determinada pessoa, basta comprar créditos que custam R$ 0,99.
"É óbvio que a existência de tal banco de dados, em princípio, representa uma violação às clausulas constitucionais da inviolabilidade da intimidade, da vida privada e dos dados das pessoas", apontou o procurador Kleber Martins de Araújo em entrevista ao UOL.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
Segundo ele, até a última sexta-feira (24), não havia nenhum processo extrajudicial instaurado para averiguar a legalidade do "Tudo sobre Todos" e adotar as providências cabíveis.
Na abertura da investigação, Araújo recomendou a retirada do site do ar enquanto a legalidade da sua permanência não é decidida em definitivo. (com informações do UOL)