Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Disputa de mercado

Microsoft lança tablet para concorrer com iPad

Agência Estado
19 jun 2012 às 09:31

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com dois anos de atraso, a Microsoft, conhecida por seu domínio no desenvolvimento de softwares para PCs, apresentou nesta segunda-feira (18) o Surface, um tablet com o objetivo de competir com o iPad, da Apple, ou pelo menos conquistar uma fatia do mercado em um dos setores de maior crescimento na tecnologia.

Diferentemente de outros tablets, o Surface traz inovações inexistentes mesmo no iPad. A principal delas é capa que funciona como um teclado. Como há também um mini-tripé de suporte para o aparelho, ao ser montado, ele praticamente se transforma em um laptop ainda mais leve do que o Macbook Air.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Quando o sistema operacional Windows 8 for lançado no fim do ano, existe a expectativa de que o tablet tenha a capacidade de conseguir rodar o Office. Se este objetivo for atingido, o tablet terá uma enorme vantagem comparativa em relação ao iPad especialmente para pessoas que queiram usar o aparelho para trabalhar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova tecnologia

Kindle ganha versão com tela colorida pela primeira vez com foco em quadrinhos e mapas

Imagem de destaque
Nesta terça

Alexandre de Moraes determina desbloqueio do X no Brasil

Imagem de destaque
Celebrating Popcorn

Doodle do Google celebra pipoca com jogo interativo no estilo battle royale

Imagem de destaque
Tecnologia no aprendizado

Duolingo recebe conversas em tempo real com IA para melhorar aprendizado


Por enquanto, não há definição de preço ou data exata para o lançamento. O mais provável é que o custo seja similar ao dos concorrentes e as lojas comecem a vender duas versões, no outono, com 32 e 64GB usando o Windows RT. O Surface de 128 GB viria mais tarde, apenas depois de o Windows 8 ser implementado. Uma das versões terá o chip da Intel. Outra virá com o ARM Holdings.

Publicidade


"Nós acreditamos que qualquer interação entre os seres humanos e as maquinas podem ser feitas apenas quando toda a experiência - hardware e software - trabalham juntas", disse o CEO Steve Ballmer ao apresentar o produto em Los Angeles. A declaração é irônica pois foi sempre a Apple, e não a Microsoft, que manteve a tradição de fabricar ambos.


O lançamento é do Surface é um divisor de águas para a empresa fundada por Bill Gates. A Microsoft historicamente se concentrou no desenvolvimento de softwares, deixando a parte do hardware para outras empresas como a Dell, a Sony e a Hewlett Packard. Praticamente o único aparelho de sucesso foi o videogame Xbox.

Atualmente, a Apple domina o mercado dos tablets com 62,5% das vendas. Os aparelhos que usam o sistema operacional Android, da Google, tem 36,5%. O mercado deve crescer 54,4% neste ano, com 107 milhões e unidades vendidas. Já no setor de PCs, onde a Microsoft é mais forte, haverá uma elevação de 5% para um total 383 milhões de computadores.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo