Tecnologia

Menina de 14 anos cria software para reduzir bullying na internet

21 ago 2014 às 18:29

Uma adolescente de 14 anos criou um projeto que tem o potencial de diminuir em mais de 90% o bullying pela internet, ou ciberbullying.

O software Rethink (Repense), da americana Trisha Prabh, é um dos 15 projetos finalistas da Feira de Ciências do Google, cujos vencedores serão anunciados em setembro. As informações são da BBC.


O conceito é interessante: o programa alerta os adolescentes sobre o conteúdo ofensivo das mensagens que eles ainda estão pensando em postar, amparado na descoberta científica de que a parte do cérebro que controla a tomada de decisões e ajuda a pensar antes de agir não está completamente formada antes dos 25 anos.


Assim, o Rethink funciona como um "anjinho bom" que sussurra nos ouvidos dos jovens que postar aquela mensagem pode não ser boa ideia.


Para os testes, Trisha criou dois softwares. Um deles mostrava mensagens ofensivas aos internautas e perguntava se eles as republicariam em suas redes sociais.


No outro software, Rethink, os adolescentes que respondiam sim à pergunta recebiam uma mensagem de alerta: "Essa mensagem pode ser ofensiva para os outros. Você gostaria de parar, revisar e repensar antes de postar?".


Entre os usuários do Rethink, 93% desistiram de postar as mensagens quando receberam o alerta para repensar.

Os testes foram feitos com 300 alunos da escola de Trisha. (com informações da BBC)


Continue lendo