Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Intriga na web

Justiça suspende aplicativo Secret no País

Agência Estado
20 ago 2014 às 10:00

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O juiz Paulo Cesar de Carvalho, da 5ª Vara Cível de Vitória, acatou ação civil pública aberta pelo promotor Marcelo Zenkner na última sexta-feira (15) e determinou por meio de liminar a remoção do aplicativo de mensagens anônimas Secret das lojas de aplicativos da Apple e Google, e do Cryptic - app similar - da loja virtual do Windows Phone. Além da remoção, as empresas deverão deletar os aplicativos de smartphones nos quais o aplicativo já foi instalado.

O promotor abriu ação civil pública pedindo que as lojas de aplicativos do Google, Apple e Microsoft tornassem o aplicativo indisponível para brasileiros. "A Constituição brasileira não permite o anonimato. Logo, esse aplicativo tem que ser extirpado", afirmou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O juiz concedeu a liminar favorável ao promotor e porque nos aplicativos em questão as "mensagens publicadas não exibem a sua origem."

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova tecnologia

Kindle ganha versão com tela colorida pela primeira vez com foco em quadrinhos e mapas

Imagem de destaque
Nesta terça

Alexandre de Moraes determina desbloqueio do X no Brasil

Imagem de destaque
Celebrating Popcorn

Doodle do Google celebra pipoca com jogo interativo no estilo battle royale

Imagem de destaque
Tecnologia no aprendizado

Duolingo recebe conversas em tempo real com IA para melhorar aprendizado


Não fica claro se a decisão sobre a exclusão dos aplicativos se aplica a clientes de operadoras nacionais, a usuários de aparelhos celulares com os sistemas operacionais iOS, Android ou Windows Phone instalados ou ainda se a usuários de qualquer rede de conexão à internet no Brasil.


Questionado pelo jornal O Estado de S. Paulo sobre se aparelhos comprados fora do Brasil ou se estrangeiros também estariam sujeitos à pena, caso cumprida, o promotor respondeu apenas que se trata de uma situação complicada já que "estamos vivendo um tempo confuso, um tempo de alta tecnologia" e que "temos que nos adaptar também".

O Secret é um aplicativo distribuído no Brasil pela App Store e pela Google Play e permite aos usuários publicar fotos e textos sem ter sua identidade revelada. Apple, Google e Microsoft terão dez dias para remover o aplicativo e deletá-lo dos smartphones de seus usuários. A multa diária prevista por descumprimento é de R$ 20 mil. As empresas ainda podem recorrer da decisão. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo